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Curso de Ciências Naturais de Grajaú aplica projeto de extensão de produção de mini-hortas em garrafas PET em escola pública

publicado: 26/07/2022 12h40, última modificação: 26/07/2022 16h14
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As práticas que visam à educação ambiental no ensino formal é porta para a conscientização dos jovens, algo que pôde ser visto no dia 19 deste mês, em que o curso de Ciências Naturais do Câmpus de Grajaú aplicou o projeto de extensão “Projeto Mini-hortas em Garrafas PET” com estudantes do 9º ano da escola pública municipal Professor Hilton Nunes, a fim de promover a economia, o empreendedorismo e a educação ambiental na cidade. O projeto promoveu aulas teóricas e práticas voltadas à reciclagem de garrafas plásticas e ao seu impacto ambiental negativo em consequência do seu descarte incorreto, em que os alunos envolvidos demonstraram interesse e participação em todas as etapas.

A reciclagem de garrafas PET é imprescindível para atenuar os impactos ambientais negativos na sociedade, haja vista que esses produtos descartáveis são um dos materiais mais presentes no cotidiano das pessoas e, justamente por serem tão utilizados, são uma das problemáticas do meio ambiente devido à poluição que ocasionam, sobretudo os objetos feitos com politereftalato de etileno. As garrafas PET são embalagens resistentes, flexíveis, baratas e com diversas aplicações, mas demoram décadas para se decompor.

Neste contexto, o projeto “Mini-hortas em Garrafas PET” tem por objetivo mostrar a prática de caráter ambiental e empreendedora da reciclagem desses materiais, bem como o plantio de hortaliças aos educandos da escola pública Professor Hilton Nunes, difundindo práticas de educação ambiental no que tange à conscientização para a reutilização de materiais recicláveis.

“O projeto foi muito importante para os alunos, visto que eles puderam se envolver ativamente nas atividades. Puderam, de forma prática, ter conhecimento dos benefícios das hortas nas garrafas PET, bem como as vantagens que essa atividade pode trazer para a conservação do meio ambiente”, explicou a integrante e discente do curso Marilene da Silva Leite.

Na visão dela, os resultados foram positivos quanto ao ensino do comportamento ambiental e educacional na formação dos alunos, pois o uso de ferramentas práticas no ensino de educação ambiental é fundamental, em sua análise, uma vez que auxilia no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e sustentável. Na opinião dela, atividades que abordam temas do cotidiano e demonstram correlação entre o conhecimento formal e a vivência do aluno promovem uma aprendizagem significativa.

Saiba mais

Além de Marilene da Silva, o projeto “Mini-hortas em Garrafas PET” é composto pelos discentes Égila Maria Santos Assunção, Maria Aparecida Barros de Faria, Nauane Cruz Sousa, Natalia Rita Barbosa dos Santos, Marcos dos Santos Barros, Matheus Araújo Fraz, Moisés Moura Lima e Fernando Enrico Lima Dantas, sob a coordenação da professora Antônia de Sousa Leal, graduada em Licenciatura em Química com especialização no Ensino de Química pela Universidade Estadual do Piauí; mestra em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); e doutora em Biotecnologia - Rede Nordeste de Biotecnologia pela UFPI.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

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