Curso de Biblioteconomia realiza cerimônia on-line de lançamento de nova edição da Revista Bibliomar

publicado: 17/02/2022 11h39, última modificação: 17/02/2022 11h39
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7

O curso de Biblioteconomia da UFMA realizou, de forma virtual, a cerimônia de lançamento da nova edição da Revista Bibliomar, um periódico científico desenvolvido na disciplina de Política Editorial do curso de Biblioteconomia da UFMA, ministrada pela professora Diana Rocha da Silva. O evento teve como programação com a mesa de abertura, uma apresentação a respeito das comissões que compõem a revista, apresentação de trabalhos aprovados e depoimentos de discentes e docentes que integram o Departamento de Biblioteconomia (DEPB).

A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora do curso, Aldinah Martins Bottentuit, que agradeceu a todos os envolvidos, tanto na produção da revista quanto na realização da cerimônia de lançamento. Ela comentou sobre a representatividade do periódico: “Neste momento de isolamento social, a universidade pública continua desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão e eu vejo que a revista atende todos esses requisitos. Essa é uma resposta para a sociedade sobre o que fazemos aqui na UFMA, a Bibliomar fomenta a pesquisa científica e dá visibilidade às produções da Biblioteconomia”.

A professora Dirlene Santos Barros, chefe de Departamento de Biblioteconomia, agradeceu a todos, principalmente a professora Diana, que está à frente do projeto da revista, e que, mesmo no momento de pandemia e isolamento, não deixou o periódico sem uma edição. “A manutenção da assiduidade da revista é fruto do esforço de vocês, que estão dando continuidade à missão da revista, mostrando a produção científica e disseminando-a, num período que a ciência tem sido tão negada”, elogiou.

Em seguida, o discente Pablo Rafael de Sousa Mendes encerrou a mesa de abertura agradecendo a todos os integrantes do projeto. O encerramento do evento contou com as palavras da professora Diana Rocha, também editora e coordenadora da Revista Bibliomar, que, além de agradecer a todos que trabalham pela revista desde o seu início, lembrou das dificuldades que envolvem todo o processo produtivo: “Realizar mais um evento de lançamento envolve muitos desafios, principalmente para os alunos que cuidaram de todos os processos até chegar aqui. Hoje, a revista não é apenas um laboratório de uma disciplina, mas algo que produzimos para o mundo, para ser lido e reconhecido, é um trabalho realmente profissional”.

Acesse a revista e leia seu conteúdo, no Portal de Periódicos da UFMA

Assista à cerimônia completa, via canal no YouTube da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB):

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa