Notícias

Curso de Biblioteconomia lança o vigésimo primeiro volume da revista Bibliomar e comemora 20 anos de existência da revista

publicado: 26/12/2022 17h31, última modificação: 26/12/2022 20h01
Capa da Revista Bibliomar v21 - jul-dez 2022.jpeg

Para comemorar os 20 anos da Revista Bibliomar, o curso de Biblioteconomia lança o volume 21 da revista, que é semestral. A publicação é voltada para bibliotecários, docentes, pesquisadores, discentes e estudiosos das áreas de Ciências da Informação, especialmente nos domínios da Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Comunicação.

Essa edição está organizada em nove artigos interligados pela Ciência da Informação, em que os autores abordam sobre a produção científica, tendências contemporâneas, olhar social e inovações tecnológicas de diversos objetos, dando corpo a notáveis temáticas

Na obra, será possível ler o artigo “Um olhar para a inovação tecnológica: análise no Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho”, de autoria de Andreza Luana da Silva Barros e Cleudivan Costa Soeiro, resultado de pesquisas bibliográfica, documental e de levantamento empírico, que apresenta o conceito da tecnologia como diferencial nas escolas, influências na relação entre gestores, supervisores, professores e alunos.

Outro artigo disponível para estudo é o dos autores Viviane Vieira dos Santos, Elianara Kelly Santos Bezerra e Lucas Almeida Serafim, que analisam em seu texto, com base na revisão de literatura, novas possibilidades de atuação do profissional bibliotecário ou bibliotecária, colocando em pauta suas competências sobre o uso e a aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação, o que é apresentado como tendências contemporâneas de atuação para o bibliotecário.

A revista também traz o artigo de autoria coletiva de Débora Adriano Sampaio, José Mauro Matheus Loureiro e Esdras Renan Farias Dantas, que envolvem o leitor com reflexões de uma teoria social marcada por percepções sóciotécnicas, a qual assinala no texto a informação reagregando o social: percepção a partir da teoria ator-rede.

Maria Marilê Rodrigues, Paulo Sérgio da Costa Lima e Marcus Vinicius de Oliveira Brasil também compõem o quadro de autores da revista e exploram as subjetividades e percepções pela via da linguagem cinematográfica, além de desenvolverem a analítica mostrando o grave risco da violação dos princípios éticos, sociais e políticos expressos na narrativa do filme equilibrium: os efeitos da liderança paternalista e centralizadora, no controle das emoções humanas.

Já a pesquisadora Larissa Santos da Costa, em seu texto institulado “A produção Científica sobre Biblioterapia: uma análise bibliométrica e estatística na BRAPCI, no período de 1975 a 2021”, relata a importância do método de análise quantitativo para pesquisa científica, com ênfase na Biblioterapia na base de dados em ciência da informação.

O escrito “Conceito e aplicabilidade da gestão do conhecimento empregada ao setor de arquivo”, de autoria de Luciane de Jesus Silva Cabral, Diogenes Pinheiro Batista, Carlos Henrique da Silva Santos e Kátia Rose Silva Coelho, abrange os conceitos e as práticas arquivísticas, conceito e aplicabilidade da gestão do conhecimento empregada ao setor de arquivo, que engloba sugestivamente práticas de desenvolvimento da competência informacional que promova a gestão do conhecimento, desenvolvendo um diálogo crítico e transdisciplinar buscando romper com perspectivas impostas aos povos subalternizados, dois artigos que apresentam analíticas diferenciadas e que resgatam um pensamento decolonial.

No artigo escrito por Bruna Rodrigues Feitosa, ela traz uma reflexão sobre o papel da biblioteca escolar e a prática de mediação como enfrentamento, interferência e resistência pelo viés da literatura, leitor e biblioteca no texto literaturas africanas em língua portuguesa e o tema africanidades na biblioteca escolar.

Nessa edição, também é possível desfrutar a leitura do artigo “A formação do profissional da informação: uma análise à luz do conceito de interdisciplinaridade dos pesquisadores”, de Ana Paula Lima dos Santos, Chayenne de Andrade Gonçalves, Verônica Barboza Scartassini, Elisabete Gonçalves de Souza e Vitor Manoel Marques da Fonseca, em que os autores mapeiam as pesquisas entre os anos de 2010 e 2020, abordando a formação de profissionais da informação da área de Ciência da Informação como a Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia.

Há, ainda, o artigo “A biblioteconomia negra no Brasil: levantamento bibliográfico na base de dados referenciais de artigos de periódicos em Ciência da Informação na BRAPCI”, escrito por Meirele da Costa Souza e Fernando Bittencourt dos Santos. Nas páginas que compõem o estudo, eles apresentam uma pesquisa realizada com base em levantamento bibliográfico sobre a biblioteconomia negra no Brasil, assegurando, mais uma vez, a importância dos estudos bibliométricos e da base de dados BRAPCI.

A Revista Bibliomar aceita textos em inglês ou espanhol, e artigos de doutores, mestres e estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) em coautoria com professores doutores como orientadores. O quantitativo de autores por artigo deve ser de, no máximo, quatro, e mínimo um doutor. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.

A publicação dos trabalhos depende da decisão da Comissão Editorial, que, após o parecer de pelo menos dois revisores do quadro de colaboradores da revista, em procedimento sigiloso quanto à identidade dos autores e revisores, emitem o resultado.

As submissões para o próximo volume já estão disponíveis. O autor deve estar cadastrado na base de dados ORCID e informar o número de registro no metadados da submissão. A Declaração de Responsabilidade e o Termo de Transferência dos Direitos de Autorais de publicação (conforme modelo disponível), assinados pelos autores, deverão ser inseridos no sistema como documentos suplementares, em pdf, no ato da submissão.

Também deverá ser inserido como documento suplementar, em word, arquivo contendo os dados de identificação dos autores, como o título do artigo, o nome completo, a universidade XX (Sigla), a cidade - sigla do Estado, País, o ORCID: XX e o e-mail: XX. No caso de autores estrangeiros, é necessário indicar o país de origem.

Os autores serão informados pelo e-mail cadastrado no sistema sobre a aceitação ou não da submissão, bem como a aprovação ou não para publicação. Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, os trabalhos enviados deverão seguir rigorosamente as normas especificadas, sob o risco de não serem aceitos.

Realizadas de fluxo contínuo, a submissão deve ser feita por meio do sistema de periódicos eletrônicos da Revista Bibliomar. Caso seja seu primeiro acesso, é necessário criar um login e senha, que são obrigatórios para a submissão de trabalhos. Pelo sistema, também é possível acompanhar o processo editorial.

Por: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: