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Curricularização da extensão e projetos pedagógicos de cursos são tema de encontro entre comitiva da UFMA e docentes de São Bernardo
Na manhã e tarde de hoje, 10, foi feita uma visita às instalações e realizado um encontro no Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB) para discutir a curricularização da extensão no respectivo câmpus, em que estiveram presentes uma comitiva da Universidade Federal do Maranhão e docentes do Câmpus São Bernardo. Participaram da reunião o vice-reitor e professor Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), professora Josefa Melo Bentivi Andrade, mais conhecida como Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Ensino (Proen), professor Romildo Sampaio; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Carvalho; a diretora de Extensão, professora Li-Chang Shuen; a diretora da Divisão de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, Luciana Alves da Silva, e o chefe da Divisão de Extensão da Proec, Alden Makel Pontes Almeida.
A pró-reitora Zefinha Bentivi pontuou que a curricularização da Extensão para alguns professores extensionistas representa uma iniciativa muito esperada, mas para outros ainda é uma dificuldade para entender como funciona. Ela pontuou que muitos docentes realizam extensão sem institucionalizá-la, o que motivou as propostas com uso da tecnologia.
“A primeira providência da gente foi trabalhar para termos um Sigaa intuitivo para que os professores possam fazer o registro mais facilmente. Em 2022, fizemos cálculos e identificamos que só tínhamos projetos. Hoje, temos quatro programas de extensão, com projetos, cursos, eventos e prestação de serviços”, explanou a pró-reitora, citando o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
O vice-reitor Marcos Fábio Matos reforçou que o devido cadastramento das ações extensionistas pode favorecer inclusive para a progressão docente: “Muitos professores têm uma ação na disciplina que tem extensão, mas não institucionaliza, aí acaba perdendo para acrescentar no currículo”, analisou.
O pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho, elogiou o encontro e os diálogos realizados no CCSB: “Muito bom este momento em que a gestão superior, os pró-reitores e seus servidores estão em São Bernardo para o momento da colação de grau, em que aproveitamos para conversarmos com os professores sobre diversos assuntos relacionados com as respectivas pró-reitorias”.
O pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, falou sobre as ações realizadas pela Proen e pontuou que, dos cinco cursos do CCSB, quatro têm situações específicas a resolver em seus projetos político-pedagógicos, antes ou durante o trâmite de curricularização.
“É um processo complexo, pois há ainda situações particulares sobre adaptações a exigências em relação aos projetos político-pedagógicos. O desafio é grande, mas a expectativa é maior ainda. Precisamos resolver essa questão do projeto político-pedagógico, mas vamos dar todo o apoio a vocês”, confirmou o pró-reitor.
A professora e diretora de Extensão, Li-Chang Shuen, explicou aspectos sobre a resolução para a curricularização da Extensão na UFMA e explanou aspectos sobre o cadastramento de ações de extensão, dando dicas para a facilitação das etapas.
“O sistema é desburocratizado, e, não à toa, o número de projetos tem aumentado. A gente precisa aumentar ainda este número para se aproximar mais do tamanho esperado para abranger nossa comunidade acadêmica, de mais de 40 mil acadêmicos”, ponderou.
O pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, por sua vez, pontuou rapidamente sobre aspectos do desporto universitário e abordou sobre a pressão nacional em prol do aumento das bolsas estudantis. Ele também reforçou que a integração entre administração superior e os câmpus facilita muito o diálogo e a proposição de ações voltadas para o continente.
O diretor do CCSB, Jefferson Almeida Rocha, explanou que as demandas do Centro de Ciências de São Bernardo são mais voltadas para a área do ensino, pois há cursos interdisciplinares, com licenciaturas nas áreas de Ciências Naturais – Química, Ciências Humanas – Sociologia, Linguagens e Códigos com Música e Língua Portuguesa, e Turismo, que é único bacharelado.
“Precisamos fazer com que esses PPCs tenham base firme, a extensão precisa estar presente para possibilitar o que o professor possa não apenas ficar em sala de aula, mas possa atuar com os alunos nas escolas. Esse aspecto dinâmico vai oportunizar que nossos projetos pedagógicos possam ser mais movimentados e vai atrair mais alunos”, avaliou o diretor, citando os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC).
Saiba mais
A “creditação curricular”, conhecida como “curricularização da extensão”, consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso visando garantir um percentual mínimo na carga horária dos cursos para as atividades de extensão, em atendimento à Resolução Nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação.
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Por: Luciano Santos
Fotos: Luciano Santos
Revisão: Jáder Cavalcante