publicado: 16/01/2023 10h06, última modificação: 16/01/2023 17h00
Cuidados com a saúde bucal para pessoas com Paralisia Cerebral, Síndrome de Down e TEA são discutidos em curso da UNA-SUS-UFMA.png

Os cuidados com a saúde bucal são extremamente importantes para a saúde da população, e os profissionais devem estar preparados para oferecer um tratamento adequado e de qualidade. No atendimento odontológico da pessoa com deficiência, a oferta de serviços é ainda mais especializada.

Nesse contexto, a UNA-SUS-UFMA traz, em sua plataforma, o curso Cuidado em saúde bucal para pessoas com deficiência na Atenção Primária à Saúde, que discute a assistência odontológica qualificada e humanizada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral e Síndrome de Down.

Com carga horária de 45 horas, a capacitação permitirá que o dentista ofereça assistência em saúde bucal para a Pessoa com Deficiência de acordo com as suas especificidades, compreendendo cada caso e traçando estratégias para ofertar o melhor atendimento.

“O atendimento na clínica deve ser planejado de forma a reduzir os fatores de estresse, como, por exemplo, atendimentos com hora marcada, redução do tempo de espera e de ruídos no ambiente ambulatorial. O acompanhante precisa ser orientado para auxiliar no gerenciamento do comportamento e durante os procedimentos operatórios para o posicionamento na cadeira odontológica e comunicação com o paciente”, explica Sofia Takeda Uemura, em material didático do curso.

A capacitação é gratuita, on-line e autoinstrucional. O público-alvo são cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, estudantes da saúde e demais interessados pela temática. As inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro no site unasus.ufma.br.

Desenvolvida em um ambiente virtual inovador —com recursos de acessibilidade e, também, com versão para dispositivos móveis —, a oferta disponibiliza diversos recursos educacionais, tais como: materiais em PDF, infográficos, e-books, folders, game e questionário.

O curso é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) — por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) — e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

A capacitação oferece certificado gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Por: UNA-SUS-UFMA