Notícias

Crianças vivem um dia especial no Planetário da UFMA

publicado: 08/10/2025 10h35, última modificação: 08/10/2025 16h11
Em alusão ao Dia das Crianças, o Planetário da UFMA recebeu o público infantil para uma tarde de descobertas, aprendizado e encantamento com o universo
Crianças vivem um dia especial no Planetário da UFMA

Em comemoração ao Dia das Crianças, na tarde dessa terça-feira, 7, o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA, no câmpus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), transformou-se em um palco de descobertas. O local recebeu um público mais que especial: o de crianças e jovens, em uma programação pensada para unir ciência, imaginação e afeto.

Exposições interativas, uma viagem ao passado, com a mostra sobre o período Cretáceo, e até observação da Superlua e do alinhamento de Saturno e Vênus, compuseram a tarde e noite de encantamento.

“A Universidade Federal do Maranhão tem que ter o papel social. Preparamos um dia dedicado às crianças, com toda a nossa infraestrutura à disposição. Aqui elas puderam assistir a vídeos sobre o Sistema Solar, conhecer o nosso planetário e visitar uma mostra científica com fósseis de dinossauros genuinamente maranhenses”, explicou o professor José Silva Oliveira, coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento.

Além do público geral, o Planetário da UFMA recebeu cerca de 35 crianças em tratamento de hemodiálise ou transplantadas renais, do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), acompanhadas por seus familiares e pela equipe multidisciplinar do hospital.

Para as crianças, o passeio foi um verdadeiro mergulho no desconhecido e um respiro de leveza em meio à rotina hospitalar. Beatriz Santos da Silva, uma das participantes, resumiu a emoção do momento com espontaneidade: “Tá uma experiência incrível, muito legal. Muito bom aqui e muito lindo também. Eu amei conhecer o dinossauro! Muito interessante”.

A coordenadora da Unidade de Nefrologia do HU-UFMA, Giselle Andrade, destacou a importância de ações como essa para o bem-estar dos pacientes:

“Atualmente, a gente tem cerca de 22 crianças em hemodiálise, e hoje, nesse passeio, além dessas crianças vieram também algumas transplantadas renais. Anualmente, pensamos em algo especial para celebrar o Dia das Crianças. Essa é a segunda vez que viemos ao planetário, e o professor Oliveira sempre nos acolhe com tanto carinho. Muitas dessas crianças talvez nunca tivessem a oportunidade de conhecer um espaço como esse e aprender um pouco de ciência”.

Além do aprendizado, o encontro proporcionou momentos de alegria também para os familiares. “Pra mim é uma satisfação muito grande trazer as crianças para participar de um evento desses. É muito lindo e uma experiência enorme para eles”, contou Weder Furtado, pai de uma das pacientes.

Mais do que um passeio, a tarde foi uma lição sobre o poder do cuidar com humanidade. Entre telescópios e dinossauros, cada sorriso carregava a certeza de que o brincar também é parte do tratamento. 

Semana da Criança Planetário - 07-10-2025

“Apesar das limitações que elas têm, a gente sempre tenta promover atividades, alguma coisa que, no dia a dia, talvez elas não poderiam participar. E a gente entende que o brincar também é terapêutico. Então, elas aprendem brincando, que é a proposta aqui do planetário, e com isso elas vão ter melhor qualidade de vida”, completou Giselle Andrade.

Ao unir conhecimento científico, acolhimento e afeto, a iniciativa mostra a missão da universidade pública de formar, inspirar e transformar vidas, aproximando a comunidade do saber e despertando, desde cedo, o encantamento pelo aprendizado e pela pesquisa.

 

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade e Valdo Tavares

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: