Crianças em tratamento de hemodiálise do Hospital Universitário visitam Planetário da Universidade em ação alusiva ao dia das crianças

publicado: 08/10/2021 09h31, última modificação: 11/10/2021 21h38

“Aos quatro anos de idade, minha irmã Maria Luiza Silva, de doze anos, foi descoberta com problemas renais e passou dois anos fazendo tratamento de hemodiálise. A porcentagem de funcionamento dos rins aumentou, e ela passou cinco anos sem precisar passar pelo tratamento. Após esse período, precisou retornar, devido à pressão arterial ter aumentado e outras complicações. Atualmente, ela faz três sessões por semana de hemodiálise, durante quatro horas no Hospital Universitário. Moramos no bairro da Cohab, e eu e minha mãe, nos revezamos para levá-la ao hospital, e o restante dos meus irmãos, que são menores, à escola”, declarou Mônica Cristina Silva, irmã de Maria Luiza Silva, que participou do passeio no espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da Universidade Federal do Maranhão, em alusão ao Dia das Crianças, na tarde desta quinta, 7, promovida pela equipe da Unidade do Rim do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) – Unidade Materno Infantil.

Na ocasião, ela ainda destacou a competência, o profissionalismo e a humanização dos profissionais de saúde do Hospital Universitário no tratamento de hemodiálise com crianças. “São profissionais bastante dedicados, que proporcionam à minha irmã ter uma rotina normal, com alguns cuidados. Durante a pandemia, tivemos que tomar certas precauções. Pelo fato de ela ser do grupo de risco, suas aulas são no regime on-line na escola pública Rubem Teixeira Gourlart, pegamos as atividades impressas com os professores, e ela responde na hemodiálise ou em casa e levamos as atividades respondidas no fim de semana. As idas ao hospital têm sido por meio de carro de aplicativos, quando possível, para evitar o mínimo de exposição com outras pessoas”, comentou.

O reitor Natalino Salgado explica que as doenças renais no adulto são oriundas de problemas como diabetes e hipertensão e nas crianças está correlacionada a má formação do aparelho urinário, mas também a inflamações, a hipertensão e obesidade infantil. “O Hospital Universitário da UFMA tem a característica de ser humanizado e de acolher todos os pacientes que passam por lá. Isso demonstra a toda equipe de saúde, que as crianças que passam pelo tratamento de hemodiálise precisam de um carinho especial, muitas delas acabam interrompendo suas atividades escolares. Nós, do HU-UFMA, com o convênio que fazemos com o município de São Luís, estamos levando aprendizado e educação no período que elas passam por este processo”, esclareceu.

Dia das Crianças no Espaço da Ciência e do Firmamento - 07-10-2021

Para a Superintendente do Hospital Universitário e docente do Departamento de Saúde Pública da UFMA, Joyce Santos Lage, essa ação proporcionou que as crianças que fazem sessões de hemodiálise três vezes por semana tivessem contato com um ambiente totalmente diferente do hospital: “O planetário é um ambiente de curiosidade, novo e de motivação para essas crianças. Percebe-se, pelo olhar de cada uma delas, que é uma descoberta de um universo que por algumas delas é pouco conhecido. Eu gostaria de agradecer a toda a equipe do planetário, pelo acolhimento nessa ação em comemoração ao dia das crianças, é uma oportunidade de mostrar um mundo diferente para quem hoje é dependente de uma máquina de hemodiálise”, ressaltou.

Já para o coordenador do espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA e do Ilha da Ciência, Antônio José Silva Oliveira, o espaço representa a forma de se fazer ciência de uma maneira lúdica e interativa. “Este espaço tem o objetivo de possibilitar o fazer ciência com as próprias mãos, ou seja, tornar a ciência como um bem popular, como que ocorre com as festas, o futebol, o carnaval e o bumba meu boi. Há um consenso que nós, brasileiros, não temos apego pela ciência. A nossa intenção é fazer com que a população, em especial os mais jovens e as crianças, pegue gosto pela ciência”, finalizou.

Saiba mais

O passeio no espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA faz parte da  programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contou com a presença de dezenove crianças que fazem tratamento de hemodiálise e de seus respectivos responsáveis e familiares, além da equipe multiprofissional da Unidade do Rim do HU-UFMA, que participaram de experimentos de eletricidade, óptica, mecânica, termodinâmica, óptica física, representados nas exposições do Centenário da Comprovação da Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein; dos nobres cientistas maranhenses; de Alberto Santos Dumont, com a invenção do 14-bis; e de diferentes experimentos científicos construídos pelos alunos e docentes dos laboratórios da Universidade, além do contato com o planetário digital. Ao término do passeio, as crianças receberam brindes.

O espaço está aberto ao público, de segunda a sexta, e as visitas de grupos ocorrem por meio de agendamento, pelo e-mail planetario@ufma.br. E, durante as quintas-feiras à noite, ocorre a observação de astros, como Saturno, Vênus e a Lua. Em dezembro, ocorrerão as exposições Madame Merry e Olhares para o Universo. Outras informações podem ser obtidas por meio do Instagram @ilhadacienciaufma.

Por: Allan Potter

Produção: Laís Costa