Notícias

Coral Canto de Luz participa do I Festival Internacional de Corais de Salvador

publicado: 22/08/2024 13h28, última modificação: 22/08/2024 13h42
Coral Canto de Luz participa do I Festival Internacional de Corais de Salvador

O coral Canto de Luz, vinculado ao projeto de extensão Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participou do I Festival Internacional de Corais de Salvador, realizado no início de agosto, em Salvador, na Bahia. O coral fez apresentações em locais icônicos da cidade, como a Igreja do Senhor do Bonfim. 

O I Festival Internacional de Corais de Salvador, produzido pela empresa Maestro Gil Gonçalves, teve a finalidade de possibilitar intercâmbio cultural por meio do canto coral pelo Brasil e pelo mundo, além de promover a intergeracionalidade ente os grupos, com corais de diversas idades.

Nesse propósito, a participação do Coral Canto de Luz no Festival proporcionou um ambiente de interação para manifestações culturais e qualidade de vida, em que os integrantes tiveram a oportunidade de transmitir e compartilhar suas expressões e sentimentos por meio da música. O regente do coral, Chico Newman, falou sobre a importância da participação do Coral no Festival e a contribuição desse intercâmbio cultural.

“Para o Coral Canto de Luz da Uniti-UFMA participar do I FIC Salvador foi de suma importância para o enriquecimento do Coro, pois o contato com outros estilos musicais e culturas diferentes só vem a engrandecer o grupo de forma geral. Estar em outro estado representando o Maranhão com sua música, cultura e diversidade, ainda mais com coralistas tão especiais elevando ainda mais o trabalho de extensão que a Universidade Federal do Maranhão vem desenvolvendo na Uniti em especial, é de uma grandeza, cuidado e respeito com essas pessoas idosas e em processo de envelhecimento”, pontuou o regente.

Durante o Festival, Chico Newman foi convidado a reger todos os corais participantes para um clipe especial, tendo como cenário o Farol da Barra, na capital baiana.

Integrante do coral, Juliana Souza compartilhou a sua experiência durante a participação no Festival: “Foi inesquecível! Estar no 1º Festival Internacional de Salvador com o Coral Canto de Luz foi emocionante demais e gratificante. Passou de aprendizado, companheirismo, amizades novas e conhecimento. Participar de um festival desse, principalmente pra mim e para todos nós, da maior idade, é gratificante. Mostrar um pouquinho da nossa cultura popular, por meio do canto, é maravilhoso. E cantar na Igreja do Senhor do Bonfim foi indescritível”, expressou.

Saiba Mais

A Universidade Integrada da Terceira Idade foi criada em outubro de 1995, fruto da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social (SEAPS) e o Serviço Social do Comércio (SESC), com o propósito de viabilizar integração e preparação para uma velhice digna e prazerosa para as pessoas idosas.

 

Por: Camilla Fernanda

Produção: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: