Notícias
Copo cheio de ciência: UFMA realiza primeira edição do Pint of Science em Pinheiro
Na próxima quarta-feira, 21, a cidade de Pinheiro será palco da primeira edição local do Pint of Science, evento internacional que leva ciência para ambientes informais, como bares e restaurantes. A iniciativa, promovida pela coordenação do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ocorrerá na Spaten House, localizada em frente à Praça José Sarney, das 18h às 22h.
O Pint of Science é um evento multidisciplinar, que apresenta temas científicos atuais e socialmente relevantes em linguagem acessível e descontraída, aproximando o conhecimento acadêmico do público em geral. A proposta surgiu em Londres, em 2013, e, desde então, se expandiu para diversos países. Este ano, no Brasil, a ação faz parte de uma mobilização nacional e será realizada em 169 cidades espalhadas por todos os estados.
Em Pinheiro, a programação contará com três palestras principais. A professora Emarielle Pardal abordará o tema ‘Você sabia que está comendo plástico’, discutindo os impactos dos microplásticos na alimentação humana. Em seguida, o professor Luiz Carlos dos Santos, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), apresentará a palestra ‘CSI: Insetos a serviço da Lei’, sobre o uso da entomologia forense em investigações criminais. Encerrando a noite, a professora Amanda Namíbia falará sobre ‘O copo tá meio cheio... de quê? Saúde ou inflamação?’, refletindo sobre os efeitos das escolhas alimentares na saúde.
Além das palestras, o evento contará com o ‘Happy Hour da Ciência’, que incluirá exposição de amostras científicas dos laboratórios parceiros, dinâmicas com perguntas, sorteio de brindes e momentos de interação entre pesquisadores e participantes. Segundo o professor Jonatas Castro, do Departamento de Engenharia de Pesca e coordenador local do evento, o Pint of Science representa uma oportunidade de democratizar o acesso à ciência.
“A proposta é aproximar a ciência das pessoas de forma leve e descontraída, fora do ambiente tradicional da Universidade, mas sem perder o rigor e a relevância dos temas. Teremos uma programação diversificada e instigante. Vai ser uma noite para trocar ideias, aprender e se divertir com a ciência”, destacou o professor.
Para a comunidade acadêmica e a população em geral, o evento é uma oportunidade de acesso ao conhecimento científico produzido nas universidades, de forma acessível e dialogada. “O impacto é enorme. Para a Universidade, é uma oportunidade valiosa de compartilhar o conhecimento produzido em seus laboratórios com a sociedade de maneira acessível. E, para a população de Pinheiro, o evento representa uma porta de entrada para temas relevantes, apresentados de forma compreensível e envolvente. Vivemos tempos em que o negacionismo científico ainda circula, por isso eventos como esse reforçam o papel da ciência como pilar do desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país”, afirmou o coordenador.
O professor também relatou como surgiu o convite para integrar a organização do evento: “Minha história com Pint of Science começou em 2018, quando participei pela primeira vez em Manaus. Em 2023, tive a chance de coordenar o evento em Balsas, enquanto atuava como pesquisador visitante na UFMA. Agora, como professor do curso de Engenharia de Pesca aqui no Centro de Ciências de Pinheiro, enxerguei a possibilidade de trazer essa experiência para a nossa cidade”, compartilhou.
Com mais de duzentos inscritos e apoio de dez instituições de ensino, a expectativa da organização é de casa cheia. “Você não pode ficar fora dessa experiência única aqui em Pinheiro! A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link. Vamos ter palestras incríveis, certificados de participação, sorteio de brindes e, principalmente, conhecimento compartilhado de forma leve e acessível”, convidou o professor Jonatas.
Com uma proposta ousada e inovadora, o Pint of Science Pinheiro promete transformar a maneira como se faz e compartilha ciência na região. Mais do que palestras, o evento oferece uma verdadeira experiência de troca, curiosidade e encantamento, em que copos se erguem não apenas para brindar, mas para celebrar o saber. É a Universidade rompendo barreiras, ocupando novos espaços e mostrando que conhecimento também se espalha em roda conversa, com risadas, perguntas instigantes e aquele gostinho de quero mais. Ciência, risadas e conexão: um brinde ao conhecimento que se compartilha!
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante