Coordenador de comunicação da Ebserh visita complexo de comunicação da UFMA e abre espaço para novas parcerias

publicado: 18/08/2022 16h20, última modificação: 18/08/2022 22h52
Ele conheceu a Diretoria de Comunicação, a TV UFMA, a Rádio Universidade e a Gráfica e Editora.
Coordenador de comunicação da Ebserh visita complexo de comunicação UFMA e abre espaço para novas parcerias.jpg

Na quarta-feira, 17, o coordenador de Comunicação Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), George Magalhães, visitou a Universidade Federal do Maranhão, acompanhado do coordenador de conteúdo da estatal, Ronaldo Pedroso, e da superintendente do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), Joyce Lages, com o objetivo de conhecer o complexo de comunicação da UFMA, as boas práticas de comunicação institucional e prospectar parcerias de produção de conteúdo em áudio e vídeo.

Os visitantes conheceram a Diretoria de Comunicação (DCom) e os seus núcleos (webjornalismo, produção audiovisual, cerimonial e relações públicas); a TV UFMA (estúdios, ilhas de edição, salas de produção e material tecnológico), a Rádio Universidade (estúdios de transmissão e gravação), e a gráfica e Editora. O superintendente de Comunicação e Eventos da UFMA, Fernando Oliveira, pontuou as boas expectativas com a visita. “Uma satisfação recebê-los para que possamos dar início a tratativas de uma parceria, que tem tudo para ser proveitosa tanto para Ebserh quanto para a UFMA, uma via de mão dupla na produção audiovisual”, disse.

George Magalhães frisou que a cooperação de serviços com as unidades de comunicação da Universidade pode ser muito proveitosa para divulgação das ações do hospital, da comunicação interna, dos serviços e conscientização do público. “A Ebserh administra 41 hospitais universitários federais, e uma das nossas carências é divulgar esse trabalho dos hospitais, que são hospitais universitários que trabalham com o Sistema Único de Saúde, em que o principal foco é o ensino, por meio da assistência. Então, o nosso objetivo hoje é entender e avançar com um termo de cooperação técnica”, pontuou.

Coordenador nacional de comunicação da Ebserh visita complexo de comunicação UFMA e abre espaço para novas parcerias - 17-08-2022

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, a possibilidade da produção de conteúdo comunicacional para Ebserh poderá fortalecer as parcerias e o processo de formação dos discentes, assim como a comunicação que tem muito a contribuir com a área de atenção à saúde. Na ocasião, o vice-reitor e diretor da DCom, Marcos Fábio, destacou também que a parceria ajuda a reforçar a identidade da Universidade como prestadora de serviços à população, bem como a produção audiovisual de ambas.

Após a visita, eles foram recebidos pelo reitor Natalino Salgado, que corroborou os interesses e as expectativas da UFMA, com a possibilidade de mais uma parceria e apresentou um vídeo sobre o complexo comunicacional da Universidade.

Saiba +

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é uma estatal ligada ao Ministério da Educação (MEC), com sede em Brasília. A empresa é responsável por gerir hospitais universitários federais do país. Os hospitais universitários são importantes centros de formação de profissionais na área da saúde e servem de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados.

Fundada em 2011 pela lei 12.550, a ideia do projeto nasceu no contexto do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008. Atualmente, a rede administra 41 dos 51 hospitais universitários e está presente em todas as regiões do país. A adesão à rede Ebserh, no âmbito de sua autonomia, é realizada por meio de um Termo de Adesão e Contrato.

Por: Alan Veras

Fotos: Sansão Hortegal