Notícias

Coordenação do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos do Câmpus São Bernardo realiza webinário sobre “Gêneros e Práticas de Subjetivação x Imagem e(m) Discurso”

publicado: 05/04/2022 13h00, última modificação: 05/04/2022 17h28

Por meio da Coordenação do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, o Câmpus São Bernardo, realizou o webinário “Genêros e Práticas de Subjetivação x Imagem e(m) Discurso”, com a participação do professor Jefferson Gustavo Campos, doutor em Letras e pesquisador da Universidade Federal de Maringá (UEM), e mediação do professor da UFMA Marcelo Nicomedes Filho. O evento foi transmitido no dia 1º de abril e é mais um ligado ao I Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (Siiad), que é realizado de 5 a 8 de abril.

O webinário teve como base dois livros de Campos: “Gêneros e práticas de subjetivação: sujeições, insurreições e estética da existência”, que trata das subjetivações e convida a ressignificar o olhar sobre o corpo-território e as relações com as outras estéticas de existência que circundam o ser humano; e “Imagem e(m) discurso: a formação das modalidades enunciativas”, elaborado junto com a pesquisadora Ismara Tasso, que aborda o diálogo entre propostas de teóricos como Michel Foucault, Barthes, Jacques Aumont, Eni Orlandi, Fernão Pessoa Ramos, entre outros.

Entre outros assuntos, o professor falou sobre seu interesse específico em analisar a imagem em discurso no ambiente digital: “Eu queria saber o motivo pelo qual tornam representações de imagens em ambientes virtuais como a imagem de fato. Por exemplo, você visita o site que traz as imagens das obras de Portinari, e elas são colocadas como se fossem as imagens reais, não suas representações”, argumentou.

Assista ao evento completo no canal institucional da UFMA no Youtube:

Saiba mais

O I Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Licenciatura em Linguagens e Códigos do Câmpus de São Bernardo.

O Siiad tem por objetivo debater e levar reflexões acerca dos estudos em análise de discurso, com palestras, mesas-redondas, minicursos e simpósios no intuito de contribuir com a comunidade acadêmica e áreas afins.

Para mais informações, acesse o site do SIIAD

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: