Conselho Universitário aprova adequações no estatuto da UFMA

Conselho Universitário aprova novo estatuto da UFMA 2.jpg
Conselho Universitário aprova novo estatuto da UFMA 4.jpg
Conselho Universitário aprova novo estatuto da UFMA 3.jpg

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Maranhão esteve reunido nessa segunda-feira, 8, para deliberar sobre as adequações do estatuto da UFMA, que foi aprovado com 48 votos favoráveis, 20 contrários e 9 abstenções. A reunião foi transmitida no Canal Institucional da UFMA, no YouTube. Nesta quarta-feira, a resolução nº 361, foi publicada no Diário Oficial da União. Para acessar, clique aqui.

A atualização do estatuto permite o reconhecimento de todos os câmpus do interior, que ainda não eram centros, a exemplo de São Bernardo e de Grajaú, que foram reconhecidos como unidades acadêmicas institucionais. “O reconhecimento dessas unidades como unidades acadêmicas tem grande relevância. A partir desse momento, quando eles são reconhecidos como centros, eles terão representatividade de igual para igual com todos os centros da Universidade. Então, todos os centros passam a ter o mesmo espaço, as mesmas condições e a mesma representatividade nos conselhos superiores”, explicou o pró-reitor de gestão e transparência, Walber Lins, relator do processo.

Segundo ele, é extremamente importante que essas unidades, que não eram unidades acadêmicas, e que tinham essa limitação, passem a ter mais voz e assento estatutário regulamentar nos conselhos superiores. “Esse ponto é importante porque equiparamos o direito ao acesso, nós equiparamos a representação dessas unidades com todas as unidades da Universidade”, afirmou.

Nessa perspectiva, todas as unidades passam a ter as mesmas características de acesso, ou seja, o mesmo direito de acesso, logo não existirá uma unidade superior à outra, contribuindo para uma isonomia respeitada entre as unidades.

Com a atualização do estatuto, a Universidade amplia as representatividades formais, no qual outras instituições que poderiam contribuir da esfera social, da sociedade civil organizada e das relações institucionais passaram a ter assento nos conselhos superiores para que a UFMA ouvisse de forma participativa e representativa essas instituições. “É importante destacar que todo esse processo de atualização do estatuto também traz a formalização da nossa estrutura organizacional, modificada nesta gestão do reitor Natalino Salgado, por meio das resoluções Consun e Consad. O estatuto veio para fortalecer e fundamentar essa reorganização em prol de uma estrutura de governança, de integridade e de transparência, conforme viemos nos comprometendo com os órgãos de controle e com as instituições que a Universidade está relacionada”, enfatizou o relator do processo.

Para compreender uma universidade preparada para o futuro, essa atualização do estatuto se faz necessária por se tratar de um movimento de crescimento, de desenvolvimento e de consolidação. De acordo com o professor Walber, esse movimento de evolução garantiu à UFMA um salto no desempenho gerencial, que era avaliado em 12% no ano de 2019, nos itens governança e integridade, para aproximadamente 37%, em 2021.

Esses dados mostram que os valores foram triplicados em se tratando do desempenho perante os órgãos de controle e a avaliação das ações organizacionais da UFMA. “Essas informações, para a Universidade, são muito importantes. Esse ainda não é o ponto ideal, reconhecemos que há muito para crescer, mas, para quem iniciou um processo de gestão com o índice de 12% e, em 12 meses, conseguimos triplicar esse índice, melhorando substancialmente as nossas ações de governança, de integridade junto aos órgãos, e de transparência diante das ações desempenhadas, para nós, isso é uma vitória muito grande que se consolida, tendo o reconhecimento da comunidade pela necessidade de atualização estatutária”, ponderou Walber.

A Universidade reconhece que esse processo é evolutivo, que pode haver novas ações de melhorias futuras, inclusive por mudanças legais que vem acontecendo no Brasil de uma forma muito rápida, mas o compromisso da atual gestão é, acima de tudo, com uma universidade pública, gratuita e de qualidade que atenda o seu papel de desenvolvimento local, regional e nacional, contribuindo com o ensino, a pesquisa, a extensão, inovação e internacionalização, junto à comunidade científica. “Temos a consciência de que as ações que estão sendo desenvolvidas são construídas coletivamente com a comunidade e são pensadas sempre no bem maior da instituição, a comunidade acadêmica”, completou Walber Lins Pontes.

Por: DCom