Conselho Regional de Biblioteconomia promove oficina sobre visualizações de dados públicos

publicado: 09/03/2022 13h27, última modificação: 10/03/2022 20h40
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Ocorreu, na manhã desta quarta-feira, 9, durante a Semana Bibliotecária, evento promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-13), a oficina “Visualização de dados públicos: case visão”, ofertada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) na programação. A ação foi transmitida pelo canal do CBR 13 Maranhão no Youtube.

O evento teve como palestrantes a bibliotecária da CRB-1 Larissa de Araújo Alves, as pesquisadoras do Ibict Joyce Mirella dos Anjos Viana e Nathaly Cristine Leite Rocha, e a assistente de pesquisa Tainá Regly, do mesmo Instituto.

Na oficina, foram abordadas as análises de dados públicos do sistema criado e mantido pelo Ibict, o Visão. Inicialmente, foi falado sobre a abertura de dados; sobre práticas para entender e como funciona a ferramenta; sobre a Lei 12.527, intitulada Lei de Acesso à Informação (LAI); e sobre a democratização das informações para a população.

Também foi mencionada a criação e implantação do sistema, as bases conceituais da visualização de dados, os conceitos de ciência aberta e de dados abertos, os tipos de usuários e como a ferramenta funciona.

“O sistema Visão vem para romper a barreira de sistemas de visualização pagos, custosos, sistema de visualizações complicados”, comentou Joyce Viana, que também explicou sobre o conceito de biblioteconomia de dados.

Assista à transmissão da oficina na íntegra pelo canal do CBR 13 Maranhão:

Por: Hemylly Mendes

Produção: Marcos Paulo Albuquerque