Notícias

Conquistando espaço no setor aeroespacial: Sirius Rockets vence III Festival Regional de Minifoguetes do Nordeste

publicado: 13/08/2025 12h12, última modificação: 13/08/2025 13h41
Conquistando espaço no setor aeroespacial: Sirius Rockets vence III Festival Regional de Minifoguetes do Nordeste

Mais um conquista na trajetória da equipe de foguetes Sirius Rockets, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a premiação em duas categorias no III Festival Regional de Minifoguetes do Nordeste (FRMF-NE 25), fortalecendo o crescimento do grupo e a expectativa para novos desafios. A competição ocorreu entre os dias 2 e 8 de agosto, na Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Sirius Rockets é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Aeroespacial, de Ciência e Tecnologia, de Engenharia Elétrica e de Física, promovendo a diversidade e enriquecendo com diferentes perspectivas técnicas os projetos criados. A equipe conta com a liderança do estudante do curso de Ciência e Tecnologia Yago Mateus e a vice-liderança do estudante do curso de Física Gabriel Vicente, além da orientação do professor e doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Carlos Brito, e coorientação de docentes dos cursos envolvidos.   

Para o FRMF-NE 25, a preparação foi intensa e iniciou-se meses antes da programação: “Realizamos uma série de testes de propulsão, ajustes aerodinâmicos e simulações de voo para garantir precisão máxima. Além disso, investimos tempo em estudos teóricos, na fabricação de peças e no desenvolvimento de sistemas eletrônicos embarcados. A integração entre os membros foi fundamental para manter um ritmo de trabalho eficiente e colaborativo”, salientou o líder da equipe.

O Festival Regional de Minifoguetes do Nordeste é uma inciativa de nível nacional, que reúne equipes de todo o país, principalmente, do Nordeste. Palestras, minicursos, workshops, visitas técnicas e lançamentos de foguetes acadêmicos foram os destaques da agenda. Em 2024, a equipe venceu o II FRMF-NE na categoria H-500. Neste ano, foi premiada nas categorias: H-200 e H-500, como explica Yago Mateus:

“A equipe Sirius Rockets foi premiada na categoria H200, ou seja, foguetes acadêmicos para a categoria de 200 metros, em que a meta das equipes é chegar o mais próximo possível dos 200 metros de apogeu (altura máxima do foguete). Para isso, é necessário combinar precisão no projeto, controle na fabricação e competência na execução do lançamento. A categoria H500, na qual a equipe foi vice-campeã, também é voltada para foguetes acadêmicos, mas de apogeu de 500 metros, e ela leva em consideração, principalmente, a proximidade do apogeu do foguete com o nível da categoria e a execução do famoso voo nominal, que inclui a ejeção e abertura do paraquedas”, detalhou o estudante.

Na orientação, os estudantes são instruídos sobre as questões mais críticas relacionadas à segurança. A equipe possui uma diretoria composta por discentes com mais experiências que os demais, facilitando a construção das tarefas e a harmonia do grupo, gerando ótimos resultados, como ocorreu no Festival.

“A sensação é de dever cumprido. Nossa equipe desenvolve tecnologias durante todo o ano para conseguirmos mostrar não só um bom trabalho como equipe, mas também representar o Estado do Maranhão com excelência. Provar que podemos obter bons resultados, mesmo com dificuldades, só fortalece o nosso empenho e o nosso valor acadêmico”, afirmou Carlos Brito sobre a conquista em duas categorias.

Veteranos no FRMF-NE, os membros da Sirius Rockets vivenciaram uma experiência com diversos benefícios acadêmicos e profissionais: interação com outras equipes, oportunidade de aprendizado com profissionais da área, participação em atividades e visitas em instituições de destaque no setor aeroespacial. Essas práticas proporcionaram uma visão expandida sobre a carreira, qualificação técnica individual e coletiva, e fortalecimento do desejo de integrarem outras competições.

“Com as novas tecnologias e práticas que desenvolvemos, nosso próximo passo é participar da Latin American Space Challenge (Lasc) — a maior competição universitária de engenharia e lançamento de foguetes da América Latina e uma das maiores do mundo no segmento. Realizada anualmente no interior de São Paulo, a Lasc reúne equipes de mais de quinze países, totalizando mais de cem projetos por edição. O evento segue padrões internacionais inspirados na Spaceport America Cup, desafiando os times a cumprirem requisitos rigorosos de engenharia, segurança e desempenho. Nossa meta é levar dois projetos para a próxima edição: um na categoria de 500 metros e outro na de 1 quilômetro de apogeu, consolidando nossa presença no cenário internacional e levando o nome do Maranhão para além das fronteiras nacionais”, declarou Yago Mateus.

O discente de Ciência e Tecnologia ainda acrescenta que a orientação técnica e acadêmica do professor Carlos Brito é fundamental, guiando os esforços do grupo e auxiliando na superação dos desafios dos projetos. Para o orientador, o FRMF-NE foi essencial para o desenvolvimento do trabalho coletivo. "A importância de eventos de competições como essa reside no que realmente é exigido dos estudantes, ou seja, o trabalho em equipe, que é uma habilidade essencial para mercado profissional", relatou.

Única equipe a representar o Maranhão na competição, a Sirius Rockets demonstrou a dedicação, a persistência e a qualificação de seus membros. O projeto, com o auxílio de professores, evidencia os avanços e os benefícios do setor aeroespacial para a sociedade. O Festival Regional de Minifoguetes do Nordeste é uma inciativa que possibilita a formação de futuros profissionais, o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, sendo mais do que uma competição, simboliza uma poderosa ferramenta de aprendizado, inovação e inspiração. 

Por: Aline Vitória

Produção: Ingrid Trindade

Fotos: Sarah Bandeira e Levi Vieira – integrantes da Sirius Rockets

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: