Notícias

Conhecimento em Harmonia: UFMA promove Ciclo de Atividades Acadêmico-Musicais em parceria com a UEMA

publicado: 04/06/2025 12h37, última modificação: 04/06/2025 13h19
Conhecimento em Harmonia: UFMA promove Ciclo de Atividades Acadêmico-Musicais em parceria com a UEMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Grupo de Pesquisa em Práticas Musicais no Maranhão (GPMUSI), em colaboração com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realiza, de junho a dezembro, o Ciclo de Atividades Acadêmico-Musicais 2025. A proposta é realizar uma série de encontros mensais alternados voltados à valorização da produção acadêmica e artística em Música, no Maranhão

As atividades do Ciclo serão realizadas em dois importantes centros de formação no estado: o Auditório Mário Meireles, no Centro de Ciências Humanas da UFMA, e o Auditório da Faculdade de Música da UEMA, localizado no Centro Histórico de São Luís. O evento nasce da articulação entre as instituições em prol do fortalecimento da Música, como área do conhecimento. Para isso, serão  promovidas ações integradas, com palestras, rodas de conversa, conferências e concertos didáticos, ao mesmo tempo em que se desenvolvem as bases para a implantação do Mestrado Profissional Interinstitucional em Música UFMA-UEMA, previsto para 2027.

Segundo o coordenador do curso, que está a frente do evento, Daniel Lemos, a cooperação entre as universidades é de suma importância para garantir boas condições de formação aos discentes. 

“A parceria existe desde a fundação dos dois cursos. Atualmente, ambas as instituições contam com um corpo docente de doutores atuantes na área que não têm vínculo com os Programas de Pós-Graduação já existentes. Além disso, os mais de duzentos graduados, por ambas as instituições têm dificuldades em prosseguir sua carreira acadêmica devido à falta de um Mestrado de caráter artístico-musical. Daí surgiu a ideia e necessidade de criar um Programa de Pós-Graduação em Música, inicialmente, na modalidade Profissional, unindo o corpo docente de ambas as instituições”, pontuou o coordenador.

A atividade de abertura está marcada para o dia 5 de junho, às 18h, no Auditório Mário Meireles, com a palestra “Perspectivas da Pesquisa em Música no Maranhão”, ministrada por Daniel Lemos. A programação seguirá até dezembro, sempre às quintas-feiras, com atividades variadas.

Ao longo dos encontros mensais, serão abordadas temáticas diversas relacionadas às práticas musicais maranhenses e à sua inserção acadêmica. A programação chama atenção ao abordar também a relação da Música com a história e cultura local.

“Já temos um corpus de pesquisas que dialogam diretamente com a realidade local, considerando a produção musical maranhense desde o século XVIII até os dias atuais, o diálogo com a cultura popular e com a inserção da música no ambiente escolar, pois as graduações existentes no estado são na modalidade Licenciatura. A perspectiva é ampliar e aprofundar o debate acadêmico relacionado à área, tratando de Políticas Públicas para a Cultura, Meio Ambiente (Ecologia Sonora e o problema da poluição sonora), Práticas de Criação, Musicologia Histórica, Educação Musical e Etnomusicologia”, explica Daniel. 

Além de divulgar e incentivar a produção acadêmica na área, o ciclo busca ampliar a percepção da sociedade sobre a Música, como área de conhecimento que envolve saberes, experiências e práticas profissionais que vão muito além do entretenimento. 

“Há uma resistência em reconhecer a prática artística como um meio legítimo de produzir conhecimento, pois ela não está restrita somente ao pensamento lógico-racional e ao modus operandi estabelecido da ciência. O artista, ao trazer a produção cultural de outros tempos, locais e sociedades (e não apenas sua produção autoral), faz uma pesquisa de informações que utiliza métodos característicos das ciências. Porém seu trabalho final é guiado por intuição e imaginação, e sempre será; cabe a quem faz ciência entender que a arte é uma irmã, e não uma inimiga”, concluiu o professor. 

O Ciclo de Atividades Acadêmico-Musicais 2025 é gratuito e aberto ao público interessado nas temáticas, seja estudantes, artistas ou pesquisadores. Para aqueles que desejarem certificado de participação, ele deve ser solicitado por e-mail, no endereço musica@ufma.br.


Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: