Notícias
Conheça os serviços oferecidos pela UFMA à comunidade e como aproveitar

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai além do ensino e da pesquisa, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos à comunidade, com impacto direto na saúde, educação, inclusão social e justiça. Projetos como o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), atendimento odontológico, e o Serviço Escola de Psicologia (SEP) são exemplos de como a instituição utiliza sua estrutura acadêmica para beneficiar a sociedade.
Os serviços desenvolvidos por professores, alunos e técnicos da UFMA atendem desde demandas básicas, como suporte jurídico e psicológico, até programas especializados, como atividades esportivas para pessoas com deficiência e cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tudo é feito com o objetivo de reduzir desigualdades sociais, ampliar oportunidades e garantir o acesso a direitos fundamentais.
Seja por meio da Clínica Escola de Odontologia, que realiza desde tratamentos de canal até próteses dentárias, ou do Núcleo de Extensão da Vila Embratel, que leva atendimento em saúde e projetos culturais para a comunidade do bairro, que fica localizado no entorno da Cidade Universitária Dom Delgado, a UFMA legitima seu papel de promover a cidadania e o desenvolvimento local.
Confira abaixo quais serviços e como acessá-los para melhorar sua vida com as iniciativas da Universidade:
NAF (Núcleo de Apoio Fiscal)
O NAF é fruto de uma parceria entre a UFMA e a Receita Federal e oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos à comunidade.
- Serviços: regularização de MEIs: abertura, formalização e suporte para microempreendedores; Declaração de Imposto de Renda: assistência na elaboração e envio de declarações; Orientação Tributária: esclarecimentos sobre obrigações fiscais municipais, estaduais e federais; Educação Fiscal: palestras e oficinas para conscientização sobre cidadania fiscal; Apoio ao Terceiro Setor: consultoria contábil para ONGs e associações.
- Quem pode acessar: pessoas físicas e pessoas jurídicas de baixa renda.
- Agendamento: São Luís - pelo e-mail naf.slz@ufma.br ou WhatsApp pelo número: (98) 9 8272-6176. Imperatriz – agendar atendimento pelo e-mail ecjufmanaf@gmail.com ou WhatsApp pelo número: (99) 9 9122-0428.
Atendimento Odontológico
A Clínica Escola do curso de Odontologia realiza atendimentos permanentes à comunidade.
- Serviços: tratamento de canal, Restaurações, Próteses, Raios-x, Tratamento gengival, Odontopediatria e Tratamentos de urgência.
- Horário: segunda a sexta, manhã e tarde.
- Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
- Agendamento: presencial no prédio de Odontologia ou pelo telefone (98) 3272-8578.
SEP (Serviço Escola de Psicologia)
O Serviço Escola de Psicologia é um campo de estágio supervisionado destinado aos discentes do curso de graduação de Psicologia da UFMA abrangendo as seguintes áreas da psicologia: clínica, escolar, saúde/hospitalar, social, organizacional, avaliação psicológica, esporte, que se propõe à articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Serviços: atendimento e acompanhamento psicoterápicos.
- Quem pode acessar: pessoas em vulnerabilidade socioeconômica com cadastro regular no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
- Como acessar: por meio das inscrições semestrais para o programa, em breve serão abertas as inscrições para 2025.1.
Casa da Justiça Universitária
É um espaço do Poder Judiciário que funciona como Núcleo de Prática Jurídica do curso de direito e atende demandas como negociações de dívidas, família e pequenas causas.
- Serviços: atendimento gratuito para ações até vinte salários-mínimos (R$ 30.360,00). Assistência jurídica em causas de família (divórcio, divisão de bens de separados, pensão alimentícia) e sobre direitos como INSS, Registro Civil, acompanhamento de demandas na Justiça Federal e do Trabalho.
- Como acessar: você pode receber mais informações presencialmente, no prédio da Casa da Justiça Universitária.
- Outros projetos: a Casa da Justiça também desenvolve projetos nas comunidades como justiça itinerante, casamentos comunitários e formação de agentes de inclusão de cidadania por meio digital.
Projeto UFMA Paralímpico
O projeto é uma iniciativa que surgiu da parceria entre o Projeto UFMA Paralímpicos, o Centro de Referência Paralímpico Parceiros Juntos, o Comitê Paralímpico Brasileiro, e a ABRC - Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas e conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. Tem por objetivo oportunizar a inclusão social do indivíduo com deficiência por meio dos esportes adaptados.
- Serviços: aulas de natação, atletismo, rugby e bocha.
- Quem pode acessar: crianças e adolescentes com deficiências físicas, visuais e ou intelectuais que estejam na faixa etária de 07 a 18 anos.
- Como acessar: o projeto está com inscrições abertas para o ano letivo de 2025. As inscrições podem ser realizadas on-line pelo e-mail escolinhaparalimpicaslz@gmail.com ou de forma presencial no prédio do Núcleo de Esportes às terças e quintas-feiras pelo turno da manhã. Os documentos necessários para a inscrição são: carteira de identidade, laudo com CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e RG (Registro Geral) do responsável.
- Outros projetos: também são desenvolvidos projetos de extensão, como Pilates e Qualidade de Vida, abertos para a comunidade.
Programa Paradesporto Brasil
O programa é um projeto do Ministério do Esporte com a Secretaria Nacional de Paradesporto. Na UFMA, o programa é vinculado ao Departamento de Educação Física.
Serviços: aulas de dança e atletismo.
- Quem pode acessar: crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos que estejam dentro do espectro autista (TEA), tenham alguma deficiência física/motora, sensorial (visual e surdez), intelectual, surdocegos, bem como deficiências múltiplas, síndromes e transtornos.
- Como acessar: o programa oferece vagas para aulas de dança nos períodos matutino e vespertino, e para aulas de atletismo durante o turno matutino. Para se inscrever, os pais ou responsáveis devem comparecer ao Núcleo de Esportes e apresentar os documentos necessários (comprovante de residência, declaração escolar, laudo com CID, e carteira de identidade do pai ou responsável).
Capoeira COLUN (Colégio Universitário)
O projeto de extensão traz treinos de capoeira para dentro do Colégio Universitário como uma forma de aproximar a escola das manifestações culturais populares, tendo como foco a capoeira angola e todo o universo que ela traz consigo, como a musicalidade, o ritmo, a importância da ancestralidade, e outras contribuições da herança cultural africana para a sociedade.
- Serviços: treinos de capoeira.
- Quem pode acessar: a atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade.
- Como acessar: todas as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h30, no Prédio do COLUN. Os treinos seguem o calendário escolar, como feriados e período de férias. Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
Entretextos
O projeto é um curso de redação gratuito oferecido e idealizado pelo curso de Letras da UFMA.
- Serviços: curso de redação preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
- Quem pode acessar: alunos e ex-alunos da rede pública de ensino.
- Como acessar: o programa oferecerá uma turma em 2025 e em breve abrirá inscrições. Acompanhe pelo perfil do Instagram do projeto
Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE)
É uma unidade vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA que desenvolve ações que têm por foco principal amenizar a desigualdade social e contribuir com o desenvolvimento cultural e econômico do bairro onde está localizado. Destaca-se na realização de ações principalmente de saúde, com a atuação forte de professores e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, entre outros.
- Mexa-se: em parceria com a Prefeitura de São Luís, o projeto é destinado a pessoas com problemas de mobilidade e idosos. Para se inscrever, é necessário apresentar um encaminhamento médico, de qualquer posto de saúde, e passar por uma avaliação no prédio do NEVE.
- Aulas de dança para idosos: com foco na terceira idade, os interessados no projeto podem se inscrever no prédio do NEVE, desde que apresentem liberação médica para participar das aulas.
- Instituto Souzarte: o projeto consiste em aulas de ballet com foco nas crianças do bairro (Vila Embratel). As inscrições podem ser feitas no prédio do NEVE.
- Curso de Pintura: o projeto não tem requisitos para participar, e as inscrições podem ser realizadas no prédio do NEVE.
- Projeto Dor Crônica: é um projeto de extensão do curso de Enfermagem, voltado para pessoas com problemas de dor crônica, preferencialmente, idosos. O projeto propõe uma conduta não medicamentosa para a dor. As inscrições podem ser feitas no prédio do NEVE.
Com iniciativas que vão desde assistência à saúde até a inclusão social e esportiva, a Universidade demonstra seu compromisso com o bem-estar da comunidade, fortalecendo laços entre a UFMA e a sociedade. Esses serviços gratuitos são uma oportunidade única para ampliar o acesso a direitos fundamentais, promover igualdade e transformar vidas.
Por: Geovanna Selma
Produção: Ingrid Trindade
Fotos: Dcom
Revisão: Jáder Cavalcante