publicado: 16/11/2023 10h05, última modificação: 17/11/2023 08h09
> Conheça o novo reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho Silva

Assumindo pela primeira vez o cargo de reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho Silva torna-se o 15º a ocupar essa posição. Ele possui uma trajetória acadêmica na UFMA desde 1984, quando se graduou em Química Industrial, retornando à Universidade em 1994 como professor titular do Departamento de Química. Além disso, obteve mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernando Carvalho Silva é também professor dos Programas de Pós-Graduação, atuando no Mestrado Profissional em Energia e Ambiente e no Doutorado em Biotecnologia, Biodiversidade da Região Amazônica – BIONORTE. Ele coordena o Núcleo de Combustíveis, Catálise e Ambiental – NCCA. Seu envolvimento em pesquisa e extensão resultou na publicação de aproximadamente 200 artigos científicos em revistas, anais de congressos e capítulos de livros da área.

Além de suas atividades na área da educação, Fernando Carvalho já exerce funções na gestão da Universidade desde 2007. No período de 2007 a 2017, ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, e, de 2015 a 2019, assumiu a Vice-Reitoria da UFMA. A partir de 2019, tornou-se Pró-Reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização, coordenando projetos institucionais como UFMA Saudável, UFMA Sustentável e vários CTINFRA-FINEP.

Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da instituição, recebeu recentemente a honraria "Palmas Universitárias – Construtores da história UFMA" em reconhecimento à significativa contribuição para o desenvolvimento da instituição, destacando-se pelos esforços dedicados ao empreendedorismo, à interiorização e à internacionalização.

Durante sua campanha eleitoral, pautou-se pelo movimento MAIS UFMA, que busca a excelência e qualidade no ensino, pesquisa, extensão, inovação, gestão e nos serviços prestados à sociedade.

O novo reitor propõe atuar na UFMA com base em cinco eixos: Mais Qualidade, Mais Participação, Mais Inovação, Mais Diversidade e Mais Inclusão. De acordo com Fernando, cada um desses eixos desempenha um papel essencial na consolidação de uma Universidade mais inclusiva, dinâmica e diversificada.

Em seu primeiro dia como reitor, reuniu-se com a nova gestão para traçar estratégias que garantam o desenvolvimento contínuo da instituição, voltados para a infraestrutura, assistência estudantil e calendário acadêmico.

Fernando Carvalho estará à frente da UFMA durante os próximos quatro anos (2023-2027).

“Eu queria deixar uma mensagem de otimismo para a comunidade acadêmica e administrativa da nossa Universidade: Temos um programa que discutimos durante a campanha, em que recebemos propostas, e temos compromisso de realizar o que colocamos no programa de gestão. Tenho certeza que, se fizermos isso, estaremos melhorando cada vez mais nossa Universidade, como foi nosso slogan de campanha: Mais UFMA!. Pretendemos trabalhar incessantemente para que possamos implantar todas as nossas propostas de forma democrática. Também queremos dizer para a sociedade que a Universidade continuará aberta para recebê-los de forma que a UFMA exerça seu papel de servir a sociedade, não só a maranhense, mas a sociedade brasileira” (Fernando Carvalho, em entrevista concedida à Rádio Universidade)

Por: Sarah Dantas