Conheça as ações da Diretoria de Extensão da UFMA

publicado: 25/02/2021 11h56, última modificação: 26/02/2021 10h08
li chang.jpeg

Desde o início da atual gestão, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura tem se dedicado constantemente a realizar atividades extensionistas no entorno da UFMA. Com a pandemia, algumas restrições foram necessárias, mas isso não impediu que a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Extensão (Direx - Proec), continuasse suas atividades, mesmo que de forma remota, com distanciamento social e obedecendo a todos os protocolos sanitários e de segurança.

Para falar das ações que a Direx-Proec têm realizado durante este período, a Diretoria de Comunicação da UFMA conversou com a diretora da Direx, professora Li Chang Shuen Cristina. Um dos pontos que ela apresentou foi o atendimento a mais de 81.789 pessoas alcançadas com os mais diversos projetos de extensão existentes, em várias áreas do conhecimento e que chegam aos nove câmpus da Universidade, além da disponibilização de cem bolsas para que os docentes e discentes realizassem suas atividades, e, também, a professoa Li destacou as demais ações que a Direx realizou, principalmente neste período de pandemia.

Confira a entrevista abaixo.

1.Quais são as linhas gerais da política de extensão da UFMA?

De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária e o Plano Nacional de Extensão, as ações deverão se enquadrar em uma ou mais áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho

2. Quem pode fazer extensão na universidade?

As ações de extensão podem ser propostas por docentes do quadro efetivo de servidores da UFMA, técnicos-administrativos de nível superior do quadro efetivo de servidores da UFMA, órgãos executivos auxiliares (Pró-reitorias, HU, DINTE, SCE, STI, SINFRA, etc), docentes visitantes e/ou substitutos, além de representantes da sociedade civil, desde que tenham um docente e/ou um técnico-administrativo ou chefe de Órgãos Executivos Auxiliares com acesso ao SIGAA

A comunidade acadêmica da UFMA e a comunidade externa podem participar ainda como membro da equipe executora das ações de extensão.

3. Que balanço você faz da extensão em 2020?

Apesar de estarmos passando por uma pandemia, no ano de 2020, foram realizadas 123 ações na modalidade projeto, que envolveram uma média de 73.261 pessoas, sendo 4.861 discentes, dos quais 200 foram pagos com recursos da Universidade; 1.098 docentes e 67.302 pessoas da comunidade.

Também desenvolvemos outras atividades como o IX Fórum de Extensão e o I Fórum de Extensão e Cultura, realizados 100% on-line, a criação do projeto UNITI VIRTUAL, revitalização da UNITI, elaboração do projeto político-pedagógico da UNITI, criação e realização do projeto máscaras pela vida, chegando a aproximadamente 6.000 pessoas. Assim, o público total alcançado pelas ações da Diretoria de Extensão foi de 81.789 pessoas.

Criamos e publicamos o Caderno de Resumos dos Projetos de Extensão (2016 a 2019); realizamos reunião com coordenadores de projetos de extensão, para o acompanhamento das atividades de extensão; lançamos o edital de bolsas de extensão, com a oferta de cem bolsas disponibilizadas; migramos o sistema SIGPROJ para o SIGAA, fruto da parceria entre a PROEC e Superintendência de Tecnologia da Informação, para desenvolvimento do módulo de extensão; publicamos, em abril de 2020, o edital de fluxo contínuo PROEC-UFMA 04/2020; e também realizamos reuniões com a Pró-reitoria de Ensino para a elaboração da legislação que regulamente a curricularização da extensão universitária na UFMA.

4. Que normativas baseiam a extensão na UFMA?

Nós temos a Resolução 621/2008, que regulamenta, na UFMA, o que está estabelecido na Política Nacional de Extensão. Temos ainda a Política Nacional de Extensão, a qual regulamenta o que preconiza a constituição de 1988, quando cita o tripé da Universidade (ensino, pesquisa e extensão); além do Plano Nacional de Extensão, estabelecendo a forma como serão realizadas as ações de extensão e a Resolução 794/2010, que trata da concessão de bolsas de extensão na UFMA.

5. Quais as ações para a extensão em 2021?

Nossa meta para este ano é continuar o desenvolvimento do módulo de extensão no SIGAA com aprimoramento e ajustes; dar continuidade à elaboração da legislação que regulamenta a curricularização da extensão universitária na UFMA; lançar o Edital de Bolsas de extensão 2021, para bolsas remanescentes; e também realizar o Fórum de Extensão 2021.

6. A extensão, na UFMA, está espalhada por todos os câmpus?

Sim. As ações de extensão estão distribuídas nos nove câmpus que a UFMA mantém (Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís), com um número maior de ações na capital.

7. Quais os principais desafios de se fazer extensão na Universidade?

Neste momento, o principal desafio tem sido a pandemia do novo coronavírus, por conta do distanciamento social, que tem sido necessário para evitar a proliferação do vírus. Manter esse distanciamento é bem desafiador, uma vez que a essência da extensão universitária é chegar até à comunidade externa, ultrapassando os muros da Universidade. Neste momento, os projetos de extensão estão se reinventando, e muitos são realizados por meio de plataformas on-line, como o Google Meet, Youtube, Microsoft Teams, WhatsApp, entre outras ferramentas que são necessárias para chegarmos ao nosso público-alvo: a sociedade.

Por: DCom