Notícias
Conheça a professora do Câmpus de Balsas que ganhou o Prêmio Fapema na categoria Tese de Doutorado em Ciências Biológicas
A docente Débora Batista Pinheiro Sousa, do Centro de Ciências de Balsas (CCBl), e sua orientadora, a professora Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), conquistaram o Prêmio Fapema 2022, na categoria Tese de Doutorado da área de Ciências Biológicas, com o trabalho “Biomarcadores e Genossensores Eletroanalíticos como Subsídios ao Monitoramento Ambiental do Complexo Industrial e Portuário de São Luís”.
Os biossensores podem ser definidos como dispositivos constituídos de um elemento de reconhecimento biológico (anticorpos, enzimas, proteínas, ácidos nucleicos, organelas e células) com a propriedade de reconhecer e interagir com um analito — substância ou componente químico — de interesse. A pesquisa de Débora Batista tem o objetivo de avaliar métodos para monitoramento de impactos ambientais, baseado em biomarcadores em peixes estuarinos — espécies migrantes entre a água salgada e a água doce — do complexo industrial e portuário de São Luís, e desenvolver um dispositivo biotecnológico para detecção in situ (local natural, habitual), de danos no dsDNA Calf Thymus, molécula de DNA purificada por meio do timo de bezerro.
Débora Batista Pinheiro falou da importância do reconhecimento da divulgação científica pelo trabalho realizado na UFMA e na região sul do Maranhão. “O conhecimento científico gerado sobre biomarcadores em peixes estuarinos será́ essencial para a elaboração e aplicação de modelos de avaliação de impactos sobre recursos pesqueiros, contribuindo assim para a elaboração de planos de manejos e monitoramento da região. Além disso, a construção de biossensores iniciará uma nova linha de pesquisa para o Estado do Maranhão, no que diz respeito à detecção de micropoluentes presentes no ambiente, em concentrações na ordem de micro ou nanogramas por litro emergentes em amostras ambientais do complexo industrial e portuário da Ilha de São Luís”, explicou.
A pesquisadora também disse que, no futuro, deseja que o artigo consiga consolidar a pesquisa na área da ecotoxicologia — estudo dos efeitos e das influências de agentes tóxicos sob diversos níveis de organização biológica — aquática e dos biossensores, especialmente nos câmpus da UFMA e da Uema.
Saiba mais
A cerimônia do Prêmio Fapema 2022 ocorreu no Teatro Arthur Azevedo no dia 7 deste mês. O prêmio foi promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Por: Layane Garcêz
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante