Conheça a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e suas ações

publicado: 12/02/2021 13h27, última modificação: 13/02/2021 12h41

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) é um órgão executivo da administração superior da Universidade Federal do Maranhão, criada em 2020 e tem como pró-reitora a professora Zefinha Bentivi. A Proec visa promover, coordenar, supervisionar e orientar as ações de extensão e cultura desenvolvidas pela instituição junto à sociedade e à comunidade universitária.

Para isso, estabelece o vínculo com o ensino e a pesquisa, interagindo com diversos segmentos sociais, como organizações governamentais e não governamentais, desenvolvendo diferentes projetos em áreas como meio ambiente, saúde, comunicação, direitos humanos, entre outros.

Essa interação da sociedade com a comunidade acadêmica permite contribuir com respostas inovadoras e interações entre teoria e prática nos desafios locais, por meio de programas como as bolsas de extensão. As ações da Pró-Reitoria estão alicerçadas no conceito de “Extensão Universitária”, estabelecido na Política e no Plano Nacional de Extensão.

A Proec dispõe de duas diretorias, de Assuntos Culturais e de Extensão, que são subdivididas nas seguintes coordenações e divisões: Diretoria de Extensão (Direx); Diretoria de Assuntos Culturais (DAC); Unidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) e Núcleo de Extensão da Vila Embratel (Neve).

A Pró-Reitoria também é responsável por diversos eventos que fazem parte do calendário de ações anuais da Universidade. Muitos deles já são tradicionais na UFMA, como o Festival Guarnicê de Cinema, o Festival Maranhense de Coros e a Cantata Natalina. Também há ações emergenciais, como o “Máscaras pela Vida”, projeto que atuou no amparo a comunidades em situação de vulnerabilidade.

Por: Amanda Nascimento