Notícias

Conheça a dissertação sobre avaliação de genes relacionada à tuberculose pulmonar que garantiu Prêmio Fapema a egressa de Ciências da Saúde

publicado: 16/02/2023 11h03, última modificação: 16/02/2023 16h05

Com o desenvolvimento da pesquisa sobre “Avaliação de genes relacionados à hipóxia associados à resposta imune inata de pacientes com tuberculose pulmonar ativa e latente", Aline de Oliveira Rezende, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFMA, ganhou o prêmio Fapema 2022 pela categoria Dissertação de Mestrado na área de Ciências Biológicas. Com orientação do professor Eduardo Martins de Sousa, a pesquisadora analisou os mecanismos da resposta imunológica que podem melhorar a forma com que o sistema imunológico combata doença pulmonar.

A tuberculose é uma doença infecciosa que acomete preferencialmente o pulmão, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB), também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem ao bacteriologista que primeiro relacionou o micro-organismo à infecção, no século XIX. Segundo Aline de Oliveira, a pesquisa foi motivada pela frequência de casos da chamada infecção latente da tuberculose, quadro em que o indivíduo infectado permanece sem apresentar sintomas por um determinado período, desenvolvido por cerca de 90% dos indivíduos infectados pela MTB.

Como consequência da infecção, é formado um granuloma, um tipo de inflamação em forma de nódulo no tecido do organismo humano, na tentativa de proteger o corpo. Esse granuloma é hipóxico, isto é, dificulta o fornecimento de nutrientes e oxigenação das células, o que, por sua vez, ocasiona a reação de um fator de transcrição denominado Fator Induzido de Hipóxia (HIF-α). Nesse contexto, o estudo buscou analisar a interferência da HIF-α na resposta imune inata de indivíduos ativos ou latentes.

“O projeto teve por objetivo avaliar se a expressão de HIF-α e os mecanismos adjacentes estavam envolvidos na manifestação da infecção de tuberculose latente e ativa. Para essa análise, foram recrutados pacientes com tuberculose ativa, latente e também saudáveis. O nosso estudo traz novos aspectos em relação à resposta imunológica da doença, pois a avaliação realizada mostra um novo papel para genes já conhecidos. Além disso, acreditamos que a inibição de HIF-α pode ser uma alternativa terapêutica para o tratamento da tuberculose, pois aumenta a resposta imune contra o bacilo de Koch,” explicou a pesquisadora. 

O estudo foi realizado no período de março de 2019 a novembro de 2021, no Laboratório de Imunologia e Microbiologia das Infecções Respiratórias da Universidade Ceuma, em parceria com o Laboratório de Imunopatologia das Doenças Infecciosas da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o auxílio das professoras Ana Paula Junqueira-Kipnis e Adeliane Castro da Costa. Além disso, o trabalho também teve o auxílio dos professores Paulo Vitor Soeiro e Rafael Cardoso Carvalho, ambos da UFMA. 

Para Aline, o prêmio Fapema representa o reconhecimento de um trabalho árduo e valoroso. “Receber o prêmio é uma sensação maravilhosa para nós, alunos e professores envolvidos na pesquisa, pois o projeto realizado é fruto de muito esforço e dedicação. Esse prêmio é de extrema importância para nós, pois é muito importante divulgar e incentivar pesquisas científicas em nosso estado. 

Leia a dissertação na íntegra 

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: