Congressos Rousseau x Kant ocorrerão no período de 27 a 29 de junho; inscrições ainda estão abertas

publicado: 24/06/2022 16h39, última modificação: 25/06/2022 15h00
Congressos Rousseau x Kant ocorrerão no período de 27 a 29 de junho; inscrição ainda estão abertas.jpeg

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, os Grupos de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau (Gepi Rousseau) e Kant (Gepi Kant) reunirão três eventos em um só. Vinculado ao Departamento de Filosofia, o grupo promoverá o “II Congresso Internacional Rousseau x Kant”, o “IV Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau” e o “II Congresso Kant”, que, nessa edição, terão como subtítulo “Razão e Sensibilidade”. Gratuito e on-line, as inscrições seguem abertas até 27 de junho e o evento será transmitido no Canal Gepi Rousseau UFMA no Youtube.

O objetivo é promover a integração de vários orientandos da iniciação científica, da graduação, da pós-graduação e de pesquisadores da comunidade acadêmica do país e do exterior que têm pesquisas relacionadas à obra do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau e do pensador prussiano Immanuel Kant. Podem participar estudantes, professores, pesquisadores, técnicos do ensino superior e da educação básica, pública e privada e demais profissionais interessados nos temas abordados pelos autores Rousseau e Kant e seus interlocutores.

A programação contará com minicursos, conferências internacionais e nacionais, salas de comunicações e mesas temáticas. Para esta edição, os eixos temáticos escolhidos foram “Rousseau”, “Kant”, “Diálogos Rousseau x Kant”, “Diálogos de outros autores com Rousseau”, “Diálogos de outros autores com Kant”. Além disso, no primeiro e no terceiro dia de congresso, a programação seguirá pela noite e terá uma representação teatral intitulada “Mulheres Pensadoras: Interpretação Filosófica e Teatral”.

Ao todo, serão realizados três minicursos, um para cada dia, no turno da manhã; sete conferências internacionais, com a presença de professores de Portugal, Alemanha, França e Argentina, também no turno matutino; oito salas de comunicação, organizadas em três sessões para o primeiro e o segundo dia e somente duas para o terceiro dia, no turno vespertino; e por fim, nove mesas temáticas, divididas em três salas para cada dia, também no turno vespertino.

Para saber mais, acesse a página do evento e siga o perfil do Gepi Rousseau no Instagram.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro