Notícias

Confraternização Esportiva Brasil x África celebra integração, cultura e ancestralidade em sua 12ª edição

publicado: 02/01/2026 15h04, última modificação: 06/01/2026 16h13
Evento reuniu estudantes, ex-estudantes, professores e residentes africanos na ASSUMA, fortalecendo laços construídos entre a UFMA e a comunidade africana no Maranhão
Confraternização Esportiva Brasil x África celebra integração, cultura e ancestralidade em sua 12ª edição

Evento celebra relação em brasileiros e africanos. Foto: acervo pessoal

O último sábado de 2025 foi marcado pela realização da 12ª edição da Confraternização Esportiva Brasil x África. Promovido pela Associação dos Africanos no Maranhão (AAMA), o evento é um encontro que promove a integração pelo esporte e pela valorização da diversidade cultural. A confraternização ocorreu na Associação dos Servidores da Universidade Federal do Maranhão (ASSUMA), reunindo participantes de diferentes gerações e nacionalidades.

Com a presença de estudantes, professores, ex-estudantes da UFMA e residentes africanos oriundos de países como Senegal, Benin, Gana, Nigéria, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, entre outros ao longo do dia, o espaço se transformou em um verdadeiro ponto de encontro intercultural, reforçando vínculos construídos tanto no ambiente universitário quanto na convivência cotidiana em São Luís.

O futebol, ponto alto da programação, é sempre um símbolo do espírito de união que marca o evento desde sua criação. Em campo, africanos de diferentes países enfrentaram a equipe brasileira em uma partida marcada pela descontração. A equipe da Associação dos Africanos, formada por representantes de Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Nigéria e Gana, conquistou a vitória pelo placar de 9 a 5.

Além da dimensão esportiva e educativa, a Confraternização África Brasil também tem um forte caráter social. Foto: acervo pessoal

Mais do que uma competição esportiva, a confraternização foi também um espaço de celebração cultural e reconhecimento da ancestralidade africana. Danças, músicas e apresentações de karaokê proporcionaram momentos de partilha, alegria e fortalecimento da irmandade entre africanos, afrodescendentes e brasileiros.

A relevância da Confraternização África Brasil vai além da organização do evento em si. Ela toca diretamente em questões identitárias e culturais profundas, especialmente, no contexto do Maranhão, estado marcado historicamente pela presença e resistência da população negra.

“A importância disso é muito, muito relevante. Porque ela traz questões identitárias, questões culturais, e tem tudo a ver com a África, com o Brasil, especificamente, aqui no Maranhão. A gente se sente em casa, a gente se sente abraçado quando ocorre esse tipo de evento. E é um evento com doze anos de existência, e acredito que não vai parar”, refletiu Anso da Silva, vice-presidente da AAMA e egresso do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

A diretora do Centro de Ciências Sociais da UFMA, Lindalva Maciel, esteve presente no evento, representando a parceria longeva da Universidade. Foto: acervo pessoal

Ao longo das doze edições, parcerias institucionais têm fortalecido o evento, como a UFMA e a ASSUMA, que possibilitam a realização da confraternização. São parceiros também da iniciativa a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Câmpus Maracanã.

O sucesso da 12ª edição, amplamente elogiada pelos participantes, se mostra na expectativa pelas próximas realizações, reafirmando a relevância da iniciativa como um importante instrumento de integração cultural, social e esportiva.

Sobre a Confraternização Brasil x África

Criada em 2014, a Confraternização África x Brasil surgiu em virtude da necessidade de promover maior integração entre os estudantes africanos que ingressavam na UFMA naquele período. Com o passar dos anos, o evento se consolidou como um espaço de acolhimento, convivência e valorização da diversidade cultural, extrapolando os limites da Universidade e alcançando a comunidade em geral.

A 12ª edição da Confraternização Africa x Brasil também marca a oficialização da organização que representa não apenas estudantes, mas todos os africanos residentes no Maranhão: a Associação dos Africanos no Maranhão (AAMA). A conquista simboliza maturidade, união e fortalecimento institucional, reafirmando o papel da UFMA como espaço de formação acadêmica, diálogo intercultural e promoção da diversidade.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: acervo pessoal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: