Confira os programas de pós-graduação da UFMA que estão com inscrições abertas

publicado: 15/04/2024 12h57, última modificação: 17/04/2024 08h49
Confira os programas de pós-graduação da UFMA que estão com inscrições abertas

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), possui atualmente sete editais com inscrições abertas para programas de pós-graduação.

Entre os cursos com inscrições abertas, seis são de categoria stricto sensu e um de categoria lato sensu. As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado. Ademais, são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. Já as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Ao final do curso o estudante obterá diploma.

Além de vagas em ampla concorrência, todos os editais ofertados possuem ações afirmativas, reservando vagas para pessoas com deficiência (PcD); pessoas negras (pretas e pardas); pessoas indígenas; pessoas quilombolas; pessoas trans; e pessoas em situação de baixa renda. Existem também vagas reservadas para Política de Qualificação de Servidores(as) Técnicos(as) Administrativos(as) em Educação efetivos(as) ativos(as) da UFMA.

Confira a seguir lista com os programas de pós-graduação da UFMA com inscrições abertas:

Mestrado em Química (inscrições até 15 de abril)

Doutorado em Química (inscrições até 15 de abril)

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (inscrições até 26 de abril)

Especialização em Ergonomia - vagas remanescentes (inscrições até 24 de abril)

Doutorado em Cultura e Sociedade (inscrições até 26 de abril)

Mestrado em Ciência da Informação (inscrições até 29 de abril)

Doutorado em Química - Associação UFMA e IFMA (inscrições até 30 de abril)

Mestrado Profissional em Comunicação (inscrições até 24 de maio)

A oferta dos programas de pós-graduação reforça o compromisso da Universidade Federal do Maranhão e da AGEUFMA com o desenvolvimento científico na sociedade.

As inscrições para todos os programas de pós-graduação ocorrem via SIGAA, por meio de formulário disponibilizado na plataforma. Para acessar os editais e os formulários de inscrição dos cursos stricto sensu, acesse este link. Para curso lato sensu, acesse aqui.

Por: Gabriel Jansen