Notícias
2 anos de Gestão
Conectividade e inovação: como a UFMA transformou tecnologias em ferramentas estratégicas para o avanço do ensino e da gestão acadêmica
Investimentos em tecnologia fortalecem a formação de estudantes da UFMA. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem se transformado em uma instituição de ensino cada vez mais conectada e inovadora para atender às demandas da atualidade. As diferentes tecnologias implementadas nos últimos anos têm modernizado os sistemas internos, fortalecendo a infraestrutura, segurança e gestão, dando suporte tanto para os servidores quanto para a comunidade acadêmica.
Por meio da Agência de Tecnologia da Informação (AGETIC), com iniciativas como a oferta de softwares, criação de soluções próprias e parcerias com grandes empresas de tecnologia, a UFMA tem contribuído para fortalecer a qualidade da formação dos estudantes. Em paralelo, a Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) atua em outras frentes, desenvolvendo ações voltadas para a Educação a Distância e para a disponibilização de ferramentas metodológicas em ambientes digitais.
O acadêmico de Educação Física Antônio Júnior é um dos estudantes que optaram pelo curso a distância e, para ele, os conteúdos disponibilizados de forma virtual têm sido auxílios importantes para avançar no curso. “Optei pela graduação EAD por ser uma modalidade que facilita minha rotina, permitindo maior flexibilidade de horários. Além disso, me possibilitou conciliar os estudos com minhas outras atividades profissionais. De uma forma geral, minha experiência tem sido bastante positiva. O ambiente virtual é organizado, os materiais disponibilizados são atualizados, e os professores demonstram comprometimento com o processo de ensino”, relata.
Antônio é um dos 6.867 estudantes matriculados na modalidade EAD, dentro do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente, a UFMA mantém 13 cursos de graduação a distância ativos, com mais de 400 alunos formados em 2025.
Segundo a superintendente de tecnologias na educação, professora Patrícia Machado, os investimentos tecnológicos realizados pela UFMA têm proporcionado mais acessibilidade e qualidade na formação dos estudantes. “O EAD hoje é uma opção importante para o nosso contexto educacional e para a nossa realidade de formação dentro do país. Ele consegue chegar a lugares onde não há nenhum tipo de oferta de ensino, seja médio ou superior. São locais em que a Universidade não consegue estar fisicamente. Atualmente, nós temos 39 polos distribuídos pelo estado, o que nos permite abranger todo o território”, destaca a superintendente.
Além dos cursos EAD, a STED tem participado ativamente da construção de ambientes virtuais e sistemas que servem de facilitadores para a aprendizagem dos estudantes, tornando a UFMA referência na área. Entre as tecnologias disponíveis hoje, está o sistema de TCC, que auxilia na construção do trabalho final e integra docentes, discentes e coordenações.
Patrícia destaca ainda que, com o crescente interesse dos cursos presenciais em disponibilizar atividades por meio de plataformas virtuais, a STED tem desenvolvido um novo ambiente para dar suporte a essa necessidade. “Nós desenvolvemos um ambiente virtual de aprendizagem para ser utilizado com os cursos presenciais, tanto da graduação quanto da pós-graduação. Hoje nós temos esse ambiente preparado para ser utilizado em breve como suporte”.
Universidade conectada
Por meio do programa UFMA Virtual, os discentes também participam de cursos de extensão e aprimoramento em diversas áreas, adquirindo conhecimentos que tornam a formação mais sólida e preparada para os desafios do mercado de trabalho. Ademais, a disponibilização da Biblioteca Virtual permite aos alunos acessarem materiais didáticos de qualquer lugar, de forma rápida e gratuita.
Servidores também recebem capacitação para utilizar com eficiência as novas tecnologias implementadas pela UFMA. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
As ações da Universidade também contemplam servidores, técnicos e professores, com cursos de capacitação para o domínio das novas ferramentas para suporte aos alunos. Antônio ressalta que a qualidade do ensino oferecido pela Universidade é um diferencial para sua formação. “A Universidade também tem investido em capacitação docente para o uso de tecnologias educacionais, o que tem refletido diretamente na qualidade dos conteúdos e no suporte oferecido aos estudantes. Acredito que a formação em Educação Física, aliada às minhas outras áreas de atuação, ampliará minhas oportunidades profissionais”, destaca.
Outro destaque da STED é o programa Telessaúde, que, em parceria com instituições de saúde do estado e município, utilizam tecnologias para tornar os atendimentos mais ágeis e eficientes. Nesse sentido, alunos dos cursos de saúde da UFMA também utilizam as ferramentas como parte da prática acadêmica durante os estágios em unidades de saúde.
Suporte acadêmico e reforço da qualidade do ensino
Atualmente, a Universidade Federal do Maranhão conta com um portfólio vasto de sistemas, com infraestrutura robusta e avançada para atender toda a comunidade acadêmica, em especial, os alunos, como, por exemplo, o MATLAB Simulink, que oferece mais de 92 módulos de simulação voltados para todas as áreas de engenharia e afins.
O software está disponível para toda a Universidade, tanto para os discentes quanto para os egressos. Também oferece o sistema Complete Anatomy, software de anatomia 3D que atende às áreas de saúde, permitindo simulações em tempo real e em três dimensões.
A Universidade disponibiliza ainda licenças do Microsoft Office 365, que dão acesso a plataformas como Teams, ao Docs Online, ao Excel Online e a todo o pacote Office, facilitando ao aluno desenvolver suas pesquisas na graduação e pós-graduação.
Para o uso de diversas ferramentas institucionais, a UFMA oferece uma suíte de e-mail institucional com armazenamento robusto de 20 GB, também disponível para alunos e egressos. A estrutura em nuvem atende tanto às demandas de software de escritório, como de armazenamento avançado e videoconferência, com gravação em tempo real e suporte para até 500 participantes.
Entre os recursos disponíveis também estão o Gemini Pro Aluno, o Notebook LM e outras ferramentas de inteligência artificial, que podem ser utilizadas para criar agentes inteligentes, apoiar pesquisas e fomentar a inovação. Ao todo, somente na última gestão, a UFMA realizou 23 aquisições de soluções, incluindo serviços e materiais.
Estudantes da UFMA apresentam projetos de pesquisas na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Na área de comunicação e design, disponibiliza softwares como o Adobe, uma das ferramentas mais robustas para utilização na área, além de outros programas que vêm sendo incorporados nos últimos anos para atender às novas demandas.
O pró-reitor da Agência de Tecnologia da Informação (AGETIC), Anilton Maia, destaca a importância de oferecer ferramentas que auxiliem os alunos a desenvolverem sua formação em ensino, pesquisa e extensão. “Esse trabalho nasce de um planejamento estratégico institucional para promover a inovação e disponibilizar softwares de ponta para os alunos, oferecendo uma estrutura moderna de soluções que os prepare para despontar com as melhores tecnologias de mercado. Ao mesmo tempo, buscamos desenvolver soluções próprias da Universidade, garantindo soberania digital baseada no plano diretor de tecnologia da informação. Cada área — graduação, extensão, pós-graduação, inovação e gestão de pessoas — pensou de forma estratégica para disponibilizar o máximo de sistemas e agregar valor à comunidade acadêmica”, explicou.
De acordo com Anilton, a Universidade tem despontado como uma das melhores instituições de ensino superior do Maranhão, ao investir em tecnologias adequadas à formação e preparar o aluno para o mercado de trabalho. “O estudante tem contato com as melhores tecnologias de mercado, o que fortalece tanto sua formação acadêmica quanto sua preparação para o mundo profissional. Então podemos dizer que, do ponto de vista tecnológico, nós somos uma das melhores universidades do país em termos de tecnologia de ponta. A Universidade tem investido fortemente neste ecossistema para se manter à frente com bastante tranquilidade”, reforçou.
Modernização dos sistemas internos
Outras ações envolvem a criação de inteligência artificial própria da UFMA, como a assistente virtual Mara, já em funcionamento para uso no site da Universidade. Além de fornecer dados importantes para a formação do aluno, também torna a navegação no sistema mais fácil e intuitiva.
Entre as tecnologias de suporte ao acompanhamento do estudante está o Dashboard de Evasão e Retenção, desenvolvido pela AGETIC. Na prática, a ferramenta permite o monitoramento em tempo real da vida acadêmica, identificando padrões e reduzindo a evasão em potencial. Segundo Anilton, é um compromisso digital com a permanência e o sucesso dos discentes.
A agência também tem implementado novas funcionalidades ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA), tornando os processos mais rápidos e eficientes para servidores e comunidade acadêmica. Anilton destaca que a UFMA tem desempenhado um papel crucial ao oferecer uma jornada universitária mais eficiente à comunidade.
“A diretoria de IA tem trabalhado forte para promover esses agentes para a comunidade universitária.Também temos inovado em melhorias no SIGAA, como diploma digital, biblioteca virtual, avanços em acessibilidade e conectividade. A Universidade tem atuado tanto na disponibilização de softwares de mercado quanto no desenvolvimento de soluções próprias para atender à comunidade acadêmica”.
Ao transformar tecnologias em ferramentas de ensino e gestão, a Universidade Federal do Maranhão não apenas fortalece sua infraestrutura acadêmica, mas também se consolida como referência nacional em educação superior, promovendo inclusão, qualidade e modernização em benefício de toda a comunidade universitária.
Com investimentos contínuos e uma visão estratégica voltada para a inovação, a UFMA reafirma seu compromisso em oferecer uma formação de excelência, conectada às demandas do presente e preparada para os desafios do futuro.
Por: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante