Notícias

Comunidade africana da UFMA celebra Proclamação da Independência de Cabo Verde nesta sexta-feira, 5

publicado: 04/07/2024 13h50, última modificação: 05/07/2024 08h38
Comunidade africana da UFMA celebra Proclamação da Independência de Cabo Verde nesta quinta-feira, 5

Discentes e docentes da Universidade Federal Do Maranhão (UFMA) de origem cabo-verdiana comemoram os 49 anos de independência de Cabo Verde, nesta sexta-feira, 5 de julho, em evento promovido pela Associação dos Africanos no Maranhão (AAMA). A celebração ocorre a partir das 15h30, no miniauditório 210 do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária.

Palestra, música e a gastronomia típica do país africano estão na programação do evento, que celebra a trajetória de superação de conflitos e a conquista da liberdade de Cabo Verde. Professor da UFMA e membro da AAMA, Osmilde Mirande, explica sobre a importância da trajetória e reconhecimento da emancipação e liberdade do povo africano, destacando a presença de instituições de ensino como a UFMA no resgate de reflexão sobre a preservação da memória do continente africano.  

“A Universidade Federal do Maranhão tem um acordo com o Programa Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), cujo papel está no investimento de recursos humanos com o continente africano. Assim, a importância da independência de cada país africano tem a ver com a trajetória e o reconhecimento da emancipação territorial do continente e a liberdade do povo africano. Cabo Verde e Guiné Bissau foram duas colônias portuguesas, que buscaram, por meio da guerra, se emancipar. Então, é muito simbólico comemorar não só a vitória da guerra, mas também a conquista da liberdade interna no território de Cabo Verde. Logo acredito que toda recuperação da memória nos ajuda a assimilar o processo de momentos difíceis que culminaram na transformação de toda uma sociedade”, observou o professor

Namir Vladimir, um dos organizadores do evento, destaca a contribuição que abrange a participação do público geral. “O evento, organizado pela Associação dos Africanos no Maranhão, tem por objetivo celebrar 49 anos de Independência de Cabo Verde, e proporcionar a integração, inserção e convivência dos discentes e docentes da UFMA de origem cabo-verdiana com outros discentes e não só: de origem africana e os brasileiros em geral. Considerando que a própria UFMA recebe estudantes cabo-verdianos, acreditamos que a comemoração da Independência de Cabo Verde na UFMA pode ter um impacto positivo. Esse evento seria uma oportunidade valiosa para fortalecer laços culturais e acadêmicos, além de promover uma maior compreensão e apreciação da história de Cabo Verde”, concluiu Namir.

Confira a programação da comemoração de aniversário da Proclamação da Independência de Cabo Verde clicando AQUI.

Por: Camilla Fernanda

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: