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Comunicação e Inclusão: curso da UNA-SUS-UFMA aborda o atendimento efetivo na saúde com as pessoas com deficiência auditiva
A Comunicação Efetiva é uma das seis metas internacionais para melhorar a segurança do paciente no atendimento em saúde. Quando discutimos sobre isso, as ações mais comuns ficam concentradas no alinhamento de equipes, na estrutura tecnológica e na padronização de informações. Ampliando essas medidas de maneira a considerar a inclusão e a integralidade como norteadoras do cuidado, a UNA-SUS-UFMA oferta o curso Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda na Atenção Primária à Saúde.
Segundo a coordenadora geral da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, a comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva ainda é um desafio. “Por isso a oferta visa explorar as possibilidades de comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva, dando visibilidade às práticas mais resolutivas e difundindo o conhecimento com vistas a estabelecer o processo de comunicação mais inclusivo nas ações de saúde”, apontou.
A capacitação está centrada, ainda, no atendimento na Atenção Básica, pois ela é considerada o primeiro nível de contato do usuário com o sistema de saúde. “Buscamos capacitar profissionais com foco na diminuição das barreiras de acesso às pessoas com deficiência auditiva às informações e aos recursos ofertados por esse nível de atenção, impactando diretamente a eficácia das intervenções dos profissionais de saúde”, observou a coordenadora.
O curso é gratuito, utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem e é aberto para profissionais de saúde de todo o país. Com carga horária de 180 horas, a oferta tem como público-alvo profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, técnicos, acadêmicos e demais interessados.
“Embora o profissional possua alto domínio técnico-científico, caso não consiga desenvolver habilidades de comunicação, suas intervenções serão limitadas. Por isso a capacitação busca reconhecer algumas das estratégias de cuidado para a oferta de serviços mais inclusivos na Atenção Primária em Saúde utilizando um ambiente virtual de aprendizagem com acesso a diversos suportes educacionais, como, vídeos, podcasts, infográficos, além de gerenciar conteúdos e materiais complementares de forma ágil e dinâmica”, frisou a coordenadora pedagógica, Paola Trindade.
A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq-UFMA). Os interessados podem se inscrever por meio do site unasus.ufma.br e iniciar o curso de imediato.
Para o reitor Natalino Salgado Filho, as articulações institucionais são fundamentais para permitir um maior intercâmbio de experiências, conhecimentos e desenvolvimento de ações educacionais de alcance nacional. “Por meio da UNA-SUS-UFMA, um projeto conveniado ao Ministério da Saúde, a DTED conduz com competência esse trabalho promissor, garantindo o desenvolvimento de capacitações de qualidade na área de saúde, fortalecendo o uso das novas tecnologias e da educação a distância na Instituição, além de contribuir para a melhoria do serviço de saúde pública no país”, concluiu o reitor.
Por: DTED-UFMA
Revisão: Jáder Cavalcante