Notícias
Comunicação e Eventos: uma superintendência inovadora e sempre presente neste um ano de gestão
SÃO LUÍS - A comunicação está sempre presente em todos os momentos. Em instituições, por exemplo, seja públicas ou privadas, é fundamental para que seu público interno e externo tenha conhecimento das ações que essa instituição tem realizado. Na UFMA, essa função fica sob a responsabilidade da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), que se subdivide em cinco diretorias: Diretoria de Comunicação, TV UFMA, Rádio Universidade, Diretoria de Eventos e Concursos, e Editora Universitária. Em continuidade à série Gestão Um Ano, muitas ações têm sido realizadas pela SCE.
Como de costume, a comunicação sempre atua nos bastidores, já que sua principal missão é mostrar o que a UFMA, desde a reitoria, pró-reitorias, cursos, departamentos, diretorias, superintendências, docentes, técnicos e discentes, têm realizado para o desenvolvimento educacional, tecnológico e científico no estado.
A Superintendência de Comunicação e Eventos foi criada logo que o reitor Natalino assumiu, em novembro de 2019, com o objetivo de desburocratizar e dinamizar o sistema de comunicação institucional.
Diretoria de Comunicação
Conhecida como Assessoria de Comunicação, hoje, alterada para Diretoria de Comunicação - DCom, o setor possui uma equipe distribuídas por núcleo de Web/Impresso, Rádio, TV, Relações Públicas e Cerimonial, e o mais novo núcleo instituído nesta gestão, o de Mídias Sociais.
O núcleo de Web/Impresso é responsável pela atualização do site da Universidade (www.ufma.br) e dos materiais gráficos institucionais (revista, jornal, folders, outdoors, entre outros). Esse núcleo foi o responsável pela elaboração da Revista dos 150 dias de gestão e das alterações pela qual o brasão da Universidade passou, bem como a criação da nova identidade visual para a gestão do reitor Natalino Salgado.
Nesta época de pandemia, a DCom, por meio do núcleo de Web/Impresso, tem trabalhado intensamente, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação, para a reformulação do site institucional e, também, a criação do portal UFMA no combate à COVID-19. O núcleo também criou o selo de 1 ano de gestão
O núcleo de Rádio da DCom possui o canal no YouTube, no qual divulga seus programas e suas reportagens. O núcleo criou, ao longo desse um ano de gestão, diversos programas radiofônicos voltados para o ambiente virtual, a exemplo do UFMA no combate à Covid-19, janela Guarnicê, Ei! Educação e Informação - ATRAVESSANDO A PANDEMIA, Modo Remoto, Nós de Casa, Viver Bem.Com. Todos esses programas podem ser acessados no canal do YouTube.
Já o núcleo de TV, atua como o braço audiovisual da Diretoria de Comunicação. Ele utiliza-se de diferentes formatos audiovisuais relacionadas ao telejornalismo para divulgar e incentivar projetos da Universidade baseados no ensino, na pesquisa e extensão, além de dar visibilidade às ações da gestão da UFMA. Os conteúdos produzidos são disponibilizados no canal DCom TV UFMA, no YouTube.
As atividades do setor seguem padrões e rotinas que visam à qualidade de suas produções, seguindo os estudos em comunicação para informar a sociedade sobre as ações e os serviços desenvolvidos pela UFMA em seus vários campos de atuação. A DCom TV foi responsável por toda a cobertura audiovisual durante o show de acolhida, cujos vídeos foram exibidos tanto ao longo da programação, quanto no YouTube e também nas redes sociais facebook e instagram da UFMA.
O núcleo também é responsável por gravar os pronunciamentos oficiais do reitor Natalino Salgado, cujas mensagens são disponibilizadas, além do canal do YouTube, também no site da UFMA. A equipe também está trabalhando diariamente para a elaboração de vídeos que são exibidos durante a Feira das Profissões, que ocorrerá em plataforma on-line, nos dias 15 a 17 de dezembro.
Outros importantes vídeos, como os dos 10 anos das licenciaturas nos câmpus do continente produzidos pela DCom TV e dos 40 anos do câmpus de Imperatriz que estão em produção, também são marcas do núcleo, que tem se esforçado e se dedicado para mostrar sempre as ações que a Universidade vem realizado. Nesse um ano de gestão, a DCom TV também preparou pequenas séries, como a especial “Por dentro do portal”, em parceria com a Diretoria de Tecnologia na Educação, “Luz, Câmera & Plat”, “Minha dica de quarentena” — voltado para este contexto pandêmico —, produziu também vídeos para a campanha de arrecadação do Hospital Universitário, ferramentas de atividades remotas — explicando como utilizar as ferramentas para aulas remotas —, além do Dona UFMA responde — voltado para dúvidas sobre o calendário acadêmico remoto e/ou híbrido.
O núcleo de Relações Públicas e Cerimonial (NRPC), também um importante setor de comunicação institucional, atua no processo de comunicação interna e de relacionamento da UFMA, a fim de aproximar a Instituição com os seus diversos públicos, por meio do planejamento, da organização, execução e avaliação de ações, projetos e programas, bem como cerimonial e protocolo institucional.
Desde a pandemia, assim como em todos os locais, o NRPC precisou se adaptar a esse “novo normal”, alterando e aprimorando seus scripts para a realização de eventos e solenidades virtuais. Esse núcleo é fundamental para manter os eventos da Universidade institucionais e seguindo os protocolos do cerimonial.
Foram diversos eventos em que os colaboradores do núcleo atuaram como cerimonialistas, o mais recente e com grande destaque, foi a entrega do título de Professor Emérico, o de Professor Honoris Causa, as Palmas Universitárias, além das colações de grau virtuais, em todos os câmpus, e também do Festival Guarnicê de Cinema. Enquanto a Universidade estava presencial, o NRPC também organizou, com sucesso, o Show de Acolhida para dar as boas-vindas aos estudantes do primeiro semestre de 2020.
O NRPC também foi uma das responsáveis por auxiliar na criação do Manual de Atos Oficiais da Universidade.
Tendo por base a crescente utilização das mídias sociais, a Diretoria de Comunicação da UFMA implantou um núcleo de Redes Sociais, responsável por gerenciar o Facebook, o Instagram e o Twitter oficiais da UFMA.
Além de pensar e planejar peças e conteúdos interativos, aproximando a comunidade interna e externa da Universidade, o núcleo de Redes Sociais, também tem atendido, via chat, o público pelas redes sociais, orientando-o sobre como proceder para solucionar suas questões. O atendimento via redes sociais não é um call center, mas uma forma de contribuir para que as pessoas tenham suas questões solucionadas e saibam que caminho devem percorrer para obter respostas para seus questionamentos.
Foi o núcleo de Redes Sociais que deu uma cara nova para as redes sociais, fazendo nascer a “Dona UFMA”, ou seja, tentar materializar algo que está no imaginário de cada um e dar vida à Universidade.
Rádio Universidade
Desde então, muitas atividades têm sido realizado, e aqui algumas serão elencadas, como, por exemplo, a reforma do estúdio da Rádio Universidade FM. O trabalho consistiu na substituição do revestimento acústico por uma pintura especial, para garantir a qualidade da transmissão e gravação. Também foram realizadas intervenções nos demais espaços, com a retirada de divisórias e paredes que possibilite maior segurança aos colaboradores da emissora.
O professor Euclides Moreira Neto, diretor da rádio, assim que assumiu a direção, falou que sua preocupação é promover a melhoria das condições no ambiente de trabalho. “O superintendente de Infraestrutura, Wener Santos, prontamente mobilizou sua equipe e veio pessoalmente visitar as instalações e determinar as intervenções possíveis”, explicou.
Já o superintendente de Comunicação e Eventos, o jornalista Fernando Oliveira, lembrou que as adaptações realizadas na rádio são medidas que precisavam ser adotadas com urgência. “O bem-estar dos profissionais, estagiários e das pessoas que circulam pela rádio estava comprometido com aquelas condições do prédio. A Rádio Universidade tem um papel muito importante no sentido de aproximar a instituição do público interno e externo, é um equipamento da estrutura de comunicação da UFMA que merece toda a atenção e todo o respeito”, enfatizou.
A rádio também deu um importante salto, criando novo programas, criando podcasts e disponibilizando-os no Spotify, onde a Rádio Universidade possui um canal para expandir as notícias do mundo científico. Além disso, também foram criadas novas vinhetas e novos programas, o planejamento para retomar o Prêmio Universidade FM, que não ocorreu este ano por conta da pandemia, foi incrementado o jornalismo com o reforço da equipe, ampliação do espaço de radiojornalismo, criação do programa Frequência G e do informativo semanal “A UFMA que a gente faz”, planejamento de uma campanha de marketing e criação da nova identidade visual da rádio.
Site da Rádio Universidade FM 106,9
TV UFMA
A TV UFMA também recebeu diversos investimentos. Desde que o reitor Natalino Salgado assumiu, uma de suas prioridades foi que a televisão estivesse sempre na ativa, levando informação à sociedade maranhense. O reitor investiu na manutenção de equipamentos e da estrutura da TV, garantindo o seu bom funcionamento pelo canal 16.1 digital.
A TV UFMA tem sido fundamental durante esse um ano de gestão. Ela transmitiu o Festival Guarnicê de Cinema, produziu notícias para o Informativo TV UFMA, realizando entrevistas por meio do Skype, criou o programa SEM FILTRO, um espaço para debates entre uma personalidade de destaque e jornalistas convidados de outros veículos, ampliando nosso diálogo e conferindo maior visibilidade à TV UFMA nas diversas esferas da comunicação no estado. O programa encontra-se suspenso por conta da pandemia.
Para garantir a democracia da sociedade ludovicense, a TV UFMA, em parceria com a TV Band Maranhão, realizou debates com os candidatos à prefeitura de São Luís, tanto no primeiro turno, reunindo os onze candidatos, foi o primeiro debate no início da corrida eleitoral, quanto no segundo turno, reunindo os dois candidatos que disputavam a prefeitura.
Como uma das formas de ampliar o seu alcance, já estão em andamento os procedimentos para incluir a TV UFMA na operadora de TV a cabo Net-Claro. Também, no início da gestão, a TV UFMA lançou um edital para escolha da nova marca da televisão.
EDUFMA
A Editora da UFMA é a responsável por chancelar as obras que são publicadas pela comunidade acadêmica da UFMA e, junto a ela, está a Gráfica Universitária, que realiza a impressão de fôlderes, cartazes, livros e outros materiais gráficos.
Esse setor é fundamental para que a Universidade esteja em um patamar de grandes publicações, por meio dos livros e periódicos elaboradores pela comunidade universitária.
No site da EDUFMA, é possível acessar o catálogo editorial e também as publicações. Para acessar, clique aqui.
DEC
A Diretoria de Eventos e Concursos é fundamental para a reserva de espaços como auditórios, concha acústica, entre outros. Antes o setor era chamado de Núcleo de Eventos e Concursos, e, após assumir aUuniversidade, o reitor alterou para Diretoria de Eventos e Concursos, deixando-a mais ampla e dando mais celeridade na cessão dos espaços para os eventos, sendo, assim, possível haver sempre alguém responsável pela manutenção dos espaços. A exemplo do Centro de Convenções, que, neste um ano de gestão, já foi vistoriado pelo setor, que solicitou à Superintendência de Infraestrutura manutenção para o espaço.
Outro ponto importante é a realização de concursos que o DEC tem realizado. O mais recente é o do Colun, cujas inscrições vão até o dia 4 de dezembro. Mesmo nessa pandemia, o DEC não deixou de cumprir com suas atividades, que estão disponíveis no site do DEC.
Essa é a Superintendência de Comunicação e Eventos, que há um ano vem trabalhando para levar o melhor à comunidade acadêmica, buscando atender a todos os setores e, junto com sua equipe de professores, técnicos, profissionais e estudantes, tem se esforçado para manter todos bem-informados, levando interação e inovação. É um setor que pouco aparece por estar sempre nos bastidores da notícia, mas que muito tem contribuído para a comunidade acadêmica.
Produção: Maiara Pacheco e Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 01/12/2020 23:58