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Comitiva da UFMA discute a curricularização da extensão com docentes do Centro de Ciências de Chapadinha

publicado: 10/03/2023 00h48, última modificação: 13/03/2023 10h08

Durante a quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9, foram realizadas reuniões entre uma comitiva da administração superior da Universidade Federal do Maranhão e docentes do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) para debater a implementação de ações voltadas para a curricularização da extensão universitária no respectivo câmpus. Estiveram presentes o vice-reitor e professor, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), professora Josefa Melo Bentivi Andrade, mais conhecida como Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Ensino (Proen), professor Romildo Sampaio; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Carvalho; a diretora de Extensão, professora Li-Chang Shuen; a diretora da Divisão de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, Luciana Alves da Silva, e o chefe da Divisão de Extensão da Proec, Alden Makel Pontes Almeida.

O professor e diretor do CCCh, Marcos Antônio Delmondes Bonfim, enfatizou que a expansão da Extensão no local será importante para que possam fazer ainda mais ações que saiam do âmbito acadêmico, de modo integrar mais a sociedade do município e localidades próximas. Ele mencionou que já há movimentos extensionistas com pequenos produtores, com bons resultados apresentados em relação à transferência de tecnologia. Na visão dele, o fortalecimento da extensão poderá unir ainda mais a população ao câmpus. 

“Vai ser um desafio interessante para que possamos sair dos muros, multiplicar as ações, gerar o conhecimento e trazer a comunidade para dentro da UFMA. Agradecemos a disponibilidade das pró-reitorias, realizávamos reuniões em formato remoto, que são importantes, mas não tão esclarecedoras. Uma reunião presencial demonstra compromisso de fortalecer os cursos de graduação e garantir que os projetos saiam bem-consolidados, reforçou Delmondes. 

A professora e pró-reitora Zefinha Bentivi (foto abaixo) comentou que o momento foi propício para retomar os diálogos presenciais após o período de distanciamento social: “São demandas variadas, sobre como acelerar o processo da curricularização, que é algo novo e causa mudança da cultura acadêmica, crescimento da pós-graduação, projetos de pesquisa, a Universidade tem investido muito nisso, na pesquisa, na inovação, na modernicação, mudanças necessárias, porém prazerosas, que mostram o nosso crescimento. Nós sempre vamos usar a tecnologia quando necessário, mas nada substitui esse contato, esse olho no olho, essa interação.   

O professor e coordenador do curso de Engenharia Agrícola, Jordânio Inácio Marques, falou que os encontros são muito importantes para possibilitar tirar várias dúvidas presencialmente, mais que nas reuniões on-line. “Acredito que agora poderemos acelerar nessa reformulação dos cursos, não só o nosso de Engenharia Agrícola, mas também todos. Com essa reunião, vamos passar a tentar mais a institucionalização dessas ações de extensão que já praticamos, dando mais visibilidade ao que já é feito”, completou.  

A professora e diretora de Extensão, Li-Chang Shuen Cristina (foto abaixo), fez uma apresentação sobre o novo módulo de Extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Ela destacou a simplificação do processo para garantir mais clareza no uso do sistema e celeridade. “Aqui em Chapadinha, os cursos têm características muito próprias e em comum, do câmpus, o que faz com que tenham dúvidas em comum também, além de outras mais específicas. Então a gente veio fazer um ‘tira-dúvidas’, orientações sobre como curricularizar a extensão, que sabemos que não é simples e é demorado, então o objetivo é possibilitar que os cursos tirem dúvidas sobre a questão técnica”, completou. 

O pró-reitor de Ensino, professor Romildo Martins Sampaio (foto abaixo), destacou a importância da realização das agendas locais e a curricularização, levando em consideração a natureza dos cursos de cada câmpus. “A gente tem alguns cursos com diretrizes específicas. Todo esse processo requer aos núcleos docentes estruturantes das coordenações de curso e das gestões das unidades a mudança de seus projetos pedagógicos. Então temos aproveitado esse momento, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura junto com a Pró-Reitoria de Ensino, para nos aproximarmos das unidades acadêmicas dos cursos para darmos conta da reformulação desses projetos pedagógicos”, apontou.   

Saiba mais 

A “creditação curricular”, conhecida como “curricularização da extensão”, consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir um percentual mínimo na carga horária dos cursos para as atividades de extensão, em atendimento à Resolução Nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação.

Por: Luciano Santos 

Fotos: Luciano Santos 

Revisão: Jáder Cavalcante

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