Notícias
Comitê MA da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação promoveu mesa-redonda do sobre o direito à educação no contexto das eleições de 2022 no Maranhão
Nesta terça-feira, 27, no auditório Sérgio Ferretti, na Cidade Universitária, o Comitê MA da rede da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação promoveu a mesa-redonda “Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições de 2022 no Maranhão”. O evento acompanha o lançamento de Carta Compromisso que busca mobilizar candidaturas locais a se comprometerem com a educação no estado.
De acordo com a organização do evento, o lançamento da Carta Compromisso tem por objetivo levar as questões pertinentes à educação ao foco dos próximos governos e legislaturas. No documento, que foi apresentado ao fim do evento, constam quarenta compromissos a serem firmados pelos candidatos signatários, tais quais a garantia de financiamento adequado, a construção de sistemas de educação pública fortes e a superação de desigualdades que afetam o acesso e a permanência de estudantes na escola.
Para o ex-reitor da Instituto Estadual do Maranhão (Iema) e atual diretor de Ensino e Graduação da UFMA, Jhonatan Almada, e que fez parte da mesa, o evento é “um marco importante para a afirmação do direito à educação nas eleições deste ano", em suas palavras.
Além do diretor, estiveram presentes na mesa a professora de Pedagogia da UFMA e doutora em Educação Fabiana Canavieira; a vice-presidente estadual da União Nacional de Estudantes e coordenadora do Centro Acadêmico do curso de comunicação da UFMA, Paula Coutinho; e a cantora, compositora, líder estudantil e ativista integrante do Comitê das Meninas da Rede Malala, Bia Diniz.
Por: Orlando Ezon
Revisão: Jáder Cavalcante