publicado: 25/02/2022 19h41, última modificação: 25/02/2022 19h58
Comitê de Governança, Integridade e Transparência avalia plano de governança de TI da Universidade (13).jpeg

O Comitê de Governança, Integridade e Transparência – CGIT esteve reunido nesta sexta-feira, 25, com a presença do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Carlos Renato Braga, para avaliar o Comitê em decorrência do Programa Governa TI, uma iniciativa do Tribunal de Contas da União para auxiliar as Instituições Governamentais que aderiram ao projeto em seus processos de melhoria de Governança na área da Tecnologia da Informação.

A Governança de TI é importante para as organização no sentido de que auxilia no controle de processos, na otimização da aplicação de recursos, no suporte à tomada de decisões e na segurança das informações. O TCU tem auxiliado essas organizações por meio de reuniões em que são repassadas as melhores práticas para a melhoria dessa governança.

Após a realização das reuniões de instrução, as organizações preencheram planilhas que foram enviadas pelo TCU para a realização do diagnóstico, isto é, para o TCU analisar a situação atual da organização. Então hoje o tribunal finalizou as fases de diagnóstico da situação da Universidade e sugeriu ações de melhoria para a governança.

"Essa é uma ação enriquecedora para a Universidade, em que tivemos o apoio direto de um órgão de controle, por meio de capacitações e observação in loco, com a finalidade de melhorar nossos processos de trabalho", afirmou o reitor Natalino Salgado.

A pauta da reunião do CGIT esteve embasada na estrutura de Segurança da Informação e Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos e na composição da Comissão de Sustentabilidade, formada por cinco membros representando a PPGT, SINFRA, STI e PROGEP, sob a presidência da ouvidora Conceição Sousa.

Carlos Renato passou as orientações de melhoria em relação à estrutura de governança da Universidade: incluindo a formação das comissões operacionais de trabalho. O reitor Natalino Salgado agradeceu a participação de todos e falou da importância desse trabalho com o apoio do Tribunal de Contas da União e agradeceu a presença do auditor.

Comitê de Governança, Integridade e Transparência avalia plano de governança de TI da Universidade - 25-02-2022

Por: DCom

Revisão Jáder Cavalcante