Notícias
Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações
Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência, esteve reunida para apresentar os documentos que serviram de apoio para as Comissões Setoriais.
Na proposta do PDI 2022-2026, foram apresentadas as mudanças para o próximo PDI, como ampliação da participação da comunidade acadêmica, maior integração entre as unidades administrativas da UFMA, padronização nas ações das comissões, estabelecimento de metas e indicadores, entre outras.
Quanto ao método de trabalho, foi apresentado o plano de elaboração do PDI 2022-2026, incluindo as responsabilidades das comissões, etapas, prazos, entre outros. No guia para as comissões, foi explicado quais resultados são esperados para cada etapa de trabalho e como eles podem ser alcançados, a exemplo de mapas visuais, entre outras ações.
Ficou acertado de, até o dia 15 de abril, ser apresentada a Identificação dos Macroprocessos de cada eixo temático e análise SWOT, sigla em inglês (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
“Podemos entender o macroprocesso como um processo amplo que envolve mais de uma função organizacional, de diferentes departamentos e que possui um impacto significativo no modo como a organização funciona. Já a análise SWOT consiste em identificar nossos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças com relação a esses macroprocessos, para que possamos planejar como manter os pontos que nos beneficiam e como superar nossas fraquezas”, explicou a Diretora de Gestão, Modernização e Transparência, Aline Alvares.
Para o pró-reitor de planejamento, gestão e transparência, Walber Lins, é importante compreender que esses processos de alinhamento e compreensão do planejamento organizacional é fundamental para o crescimento organizado. “Esse processo de construção com as comissões que estão voltadas aos eixos temáticos, considerados fundamentais para a Universidade, é importante para que o projeto se alinhe e seja construído coletivamente. Então, essas reuniões têm esse objetivo, de que a administração superior compreenda, juntamente com as comissões de desenvolvimento, o seu papel de construir o desenvolvimento coletivo de ações e de parcerias”, afirmou.
Por: Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante