publicado: 24/01/2022 14h16, última modificação: 24/01/2022 21h29
Nessa terça-feira, 25, às 16 horas, no canal da UFMA no YouTube, ocorrerá o webinário “Processo Eleitoral”, para falar sobre o sistema de votação e o painel de apuração
Comissão Eleitoral se reúne com candidatos para apresentar sistema de votação on-line (19).jpeg

Na sexta-feira, 21, a Comissão Eleitoral, responsável pelo processo de escolha dos novos diretores de centro, chefes de departamento e coordenadores de curso da UFMA, para o quadriênio 2022 a 2026, esteve reunida com todos os candidatos, acompanhada do Superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia, e demais analistas da STI, para apresentar o sistema on-line de votação e a segurança que a plataforma apresenta para garantir uma eleição transparente.

Trata-se do Helios Voting, uma plataforma segura, implantada pela Superintendência de Tecnologia da Informação, que possui uma cabine de votação on-line e que controla o início e término da eleição, das 8 às 22 horas. A STI desenvolveu um dashboard para o acompanhamento do processo eleitoral e da apuração.

Segundo a STI, os eleitores aptos a votar precisam, no caso de estudante, acessar o SIGAA, no menu suspenso “Outros”, em seguida a opção “Credenciais de Eleição”. Já o servidor (docente e técnico), deverá acessar o SIGRH, menu “Serviços”, em seguida “Credenciais de Eleição”.

“Ao entrar com o login e senha no SIGAA ou SIGRH, será gerada uma senha cifrada, que deve ser utilizada pelo usuário para acessar a cabine de votação on-line. Essa senha é pessoal, intransferível e gerada para cada acesso de votação. Ela é como um passaporte criptografado que permitirá a segurança dos eleitores no ato da votação”, explicaram os analistas da STI.

Nesta semana, será divulgado um videotutorial explicando o procedimento para a votação eletrônica. O processo eleitoral ocorrerá na sexta-feira, 28, das 8 às 22 horas, e, após esse horário, será realizado, ao vivo, com transmissão no canal da UFMA, no YouTube, a apuração dos votos, que também pode ser acompanhado presencialmente no Auditório Central da Universidade. É obrigatório o uso de máscara nas dependências da UFMA.

Segundo o presidente da comissão eleitoral, o pró-reitor de assistência estudantil, Leonardo Soares, a STI desenvolveu um dashboard que permite acompanhar a porcentagem de votação durante todo o dia e mostra, também, a porcentagem das urnas apuradas. “A apuração ocorrerá em formato híbrido. Haverá uma sala virtual onde os candidatos poderão estar presentes para acompanhar o processo, que também ocorrerá no Auditório Central, para aqueles que desejarem acompanhar presencialmente, obedecendo aos requisitos de segurança e com o número limitado para que não haja aglomeração. É importante lembrar ao eleitor que o voto é único, ou seja, só é possível votar uma única vez”, explicou.

O voto é secreto e direto. Os eleitores aptos a votar devem acessar o portal da eleição disponível no endereço eletrônico: eleicao.ufma.br. O acesso será por meio do login e senha do SIGAA (para estudantes) e SIGRH (para servidores).

Poderão votar docentes e técnicos, lotados nas unidades e subunidades acadêmicas e, no caso dos estudantes, somente os matriculados em componentes curriculares do semestre 2022.1.

Comissão Eleitoral se reúne com candidatos para apresentar sistema de votação on-line - 21-01-2022

Para consultar a lista de eleitores aptos a votar, acesse os links abaixo.

DiscentesDocentesTécnicos

Webinário – Nessa terça-feira, 25, às 16 horas, a Comissão Eleitoral realizará o webinário “Processo Eleitoral”, para falar sobre o sistema de votação e o painel de apuração. Mediado pelo presidente da Comissão, o pró-reitor Leonardo Soares, o evento contará com a presença da equipe de implantação do sistema, o superintendente de tecnologia da informação, Anilton Maia, e dos analistas Diego Luis Figueiredo, Marcos Gabriel Lauande e Osvaldo Junior.

O webinário será transmitido no canal da UFMA, no YouTube.

Por: Sansão Hortegal

registrado em: ,