Notícias

Comissão Eleitoral e analistas de tecnologia da UFMA promovem o webinário “Sistema de votação e Painel de Apuração” para apresentar a plataforma de votação on-line Hélios Voting

publicado: 27/01/2022 12h02, última modificação: 27/01/2022 22h08

Na tarde de terça-feira, 25, a Comissão Eleitoral e os analistas da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Maranhão realizaram o webinário “Sistema de votação e Painel de Apuração”, com o objetivo de apresentar para a comunidade acadêmica o funcionamento da plataforma de votação on-line Hélios Voting. A plataforma conta com uma cabine de votação on-line que controla o início e o término da eleição para que, na próxima sexta-feira, dia 28, discentes, docentes e técnicos possam votar de maneira rápida e segura de qualquer lugar, utilizando computador, tablet ou aparelho celular. A transmissão foi realizada pelo Canal Institucional da UFMA.

O webinário foi mediado pelo presidente da Comissão Eleitoral, o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares. Ele ressaltou que o processo eleitoral teve início no dia 31 de agosto de 2021, por meio da publicação da portaria nº 495/2021.
“A Comissão divulgou o edital eleitoral no dia 22 de dezembro, e, quinze dias depois, iniciaram-se os processos de inscrição. Tivemos um total de 22 candidaturas para diretores de centro, 38 candidaturas para chefia de departamento e 69 candidaturas para coordenações de curso. Isso totaliza 129 docentes participando deste pleito eleitoral para assumir os postos de dirigentes da nossa instituição, sendo estes eleitos pela comunidade acadêmica da forma mais democrática possível”, esclareceu.

Representando a equipe técnica, o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia, explicou sobre o funcionamento da plataforma e o modo de votação. “O sistema que será usado para a urna eletrônica é amplamente utilizado, seguro, usa mecanismos de computação de criptografia e apuração eletrônica de votos, em que todos os votos são criptografados, e o eleitor recebe um rastreador para auditar seu voto. O sistema foi desenvolvido e é um software livre, então especialistas da área de tecnologia da informação podem ter acesso ao código fonte e validar que não houve manipulação. E isso é de forma segura e transparente para a comunidade”, assegurou.

Entre outros aspectos, o superintendente destacou que a plataforma tem características de privacidade, rastreabilidade e comprovação, e atualmente é utilizada por várias instituições e universidades federais.

Também participaram do webinário os analistas de tecnologia da informação das áreas de Divisão de Infraestrutura e Segurança da Informação, com Diego Luís Figueiredo; Diretoria e Desenvolvimento de Sistemas, com Marcos Gabriel Lauande; e Governança de Dados e Governança de Tecnologia da Informação, com Osvaldo Silva de Sousa Júnior, responsáveis pela implantação da plataforma Hélios Voting.

Assista na íntegra a transmissão do webinário:

Como votar

Os eleitores aptos a votar devem acessar o portal da eleição disponível no endereço eletrônico eleicao.ufma.br, utilizando login e senha do Sigaa, caso sejam estudantes da instituição. Já os servidores podem participar do processo eleitoral com os dados de acesso ao SIGRH. Poderão votar todos os docentes e técnicos lotados nas unidades e subunidades acadêmicas. Entretanto existe um requisito para a votação dos discentes: apenas aqueles matriculados nos componentes curriculares do semestre 2021.2 podem participar.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: ,