publicado: 18/03/2021 15h32, última modificação: 18/03/2021 16h05
Comissão da comenda dos 200 anos da imprensa no Maranhão define as regras para escolha dos agraciados.jpg

A Comissão montada pela UFMA para efetivar a implantação da comenda dos 200 anos de fundação da imprensa no Maranhão se reuniu, na última sexta-feira, 12, para fechar a definição dos critérios de entrega da honraria aos agraciados.

Ficou definido que serão entregues 50 comendas a personalidades que representam a tradição dos 200 anos de existência da imprensa maranhense. E, destas, 10 comendas serão escolhidas por votação popular. Para fazer essa escolha, já foi preparado um questionário, na plataforma google forms, que será distribuído para profissionais, estudantes, professores e demais pessoas ligadas ao universo da imprensa — em todas as suas plataformas (jornal impresso, rádio, tv, publicidade, internet, redes sociais) —, da história e das ciências humanas e sociais. “A ideia é que as pessoas escolham, sem indicação prévia, três nomes que, para elas, melhor representem a imprensa no Maranhão. E, então, depois de recolher os formulários, a comissão vai fazer a contabilização e a lista dos 10 nomes mais lembrados pela comunidade e que merecem ser agraciados com a comenda”, explicou o presidente da comissão, Marcos Fábio Belo Matos.

Os questionários serão distribuídos no período de 1º a 15 de abril. E a comissão terá de 16 a 30 de abril para fazer a contabilização e montar a lista dos 10 primeiros agraciados.

As 40 comendas restantes serão definidas pela comissão. Foi estabelecido que as pessoas escolhidas farão parte dos seguintes campos de atividade da imprensa: Pesquisador; Empreendedor, Homenagem especial, Produção Jornalística, Jornalista e Outros Profissionais. Haverá ainda uma homenagem especial ao leitor/assinante, mas sem atribuição de comenda. As comendas serão escolhidas no mês de maio, por votação entre os membros da comissão.

NOME DA COMENDA – outro ponto também definido na reunião foi o nome que seria dado à comenda. Depois de os membros apresentarem vários nomes, a proposta vencedora foi a que a nomeava: “Comenda 200 anos da Imprensa no Maranhão”. Na justificativa da escolha, pesou o fato de que esse nome tinha um significado mais amplo do que dar um nome de alguém específico à honraria.

A comenda dos 200 anos deverá ser entregue em cerimônia presencial, marcada para o dia 18 de novembro, no Palácio Cristo-Rei. “Nossa ideia é, nesse dia, fazermos uma grande homenagem à imprensa como instituição imprescindível no desenvolvimento do nosso estado. Queremos nesse dia reunir as pessoas que fazem a imprensa, nos seus mais diversos aspectos, e também gestores, empresários, autoridades. Uma festa para marcar à altura este bicentenário”, afirmou Marcos Fábio.

COMISSÃO – a Comissão responsável pela instituição da Comenda dos 200 anos é formada por 10 membros, representantes da Ufma, da Academia Maranhense de Letras, Academia Ludovicense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Academia Imperatrizense de Letras e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Maranhão.
Para o professor Roni César Araújo, representante da Ufma – Câmpus de Grajaú na comissão, o papel da imprensa é crucial: “No Brasil e, em especial, no Maranhão, a chegada da imprensa, no início do século XIX, implicou diretamente os rumos políticos que resultaram na Independência do Brasil. Ao longo de toda a sua História, seja pela discussão de ideias ou mesmo pela difusão de entretenimento, a imprensa tem sido palco privilegiado dos grandes debates que interessam à sociedade. Comemorar 200 anos de imprensa no Maranhão significa prestar as devidas homenagens aos homens e mulheres que, ao longo desse período, contribuíram para trazer para a instância do debate público o que antes ficava circunscrito à esfera privada”, finalizou.

Por: DCom