Notícias

Começam, nesta segunda-feira, o SEMIC e o SEMITI, realizados de forma virtual

publicado: 14/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

SÃO LUÍS - A abertura dos Seminários de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SEMIC-SEMITI), ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14. A solenidade, realizada no Microsoft Teams, com transmissão para o canal da Ageufma no YouTube,  contou com a participação de diversas personalidades da pesquisa científica e tecnológica do Maranhão, como a Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da AGEUFMA, Teresa Cristina Rodrigues dos Santos; o Coordenador dos Programas PIBIC-PIBITI da UFMA, Davi Viana dos Santos; o Presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez; o Diretor Científico da FAPEMA, João Batista Bottentuit Júnior, representando o presidente da fundação, André Luís Silva; e o Superintendente de Inovação e Cidadania Digital, Leandro dos Santos Franco, representando o Secretário de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Davi de Araújo Teles.

Neste ano, em razão da pandemia, o evento ocorreu on-line, e, por conta disso, foi possível, pela primeira vez, unir ambos os eventos em uma semana que conta com mais de 800 apresentações orais, síncronas e assíncronas. As apresentações foram divididas por salas pela manhã e tarde, nas categorias Ciências Humanas; Ciências Exatas; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias; Ciências Tecnológicas; Ciências Sociais; PIBITI; e PIBIC Ensino Médio. A programação segue até o dia 16, contemplando apresentações orais. Para saber mais, acesse o site do SEMIC-SMITI.

A Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da AGEUFMA, Teresa Cristina, lembrou que, “desde o início de 2019, até o fim do primeiro semestre de 2020, os projetos de pesquisas da UFMA já resultaram em 940 produções científicas em bases indexadas, o que é um número significativo e corresponde a mais de 74% da produção científica do Estado do Maranhão”.

O Pró-Reitor da AGEUFMA, Fernando Carvalho, destacou os investimentos na pesquisa, ressaltando o grande trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da UFMA na iniciação científica e no desenvolvimento tecnológico, frisando a importância de aumentar investimentos nessa área. “Temos visto, ao longo dos últimos anos, uma redução substancial na oferta de bolsas, no investimento aos nossos alunos”, afirmou.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressaltou o compromisso que a FIEMA tem de se colocar à disposição para desenvolver a interação entre empresa e universidade, criando oportunidades para inserir o pesquisador e o formando no mercado de trabalho.

Já o reitor Natalino Salgado Filho, ao abrir os trabalhos, levantou questões sobre o avanço do país e da pesquisa, afirmando que todas as nações que se tornaram desenvolvidas conseguiram esse mérito por investirem na qualidade da sua educação. “Não se faz ciência sem investimento. Não se faz ciência sem a bolsa do pesquisador”, enfatizou.

 

Histórico do SEMIC e SEMITI

O primeiro Seminário de Iniciação Científica da UFMA ocorreu antes das Agências de Concessão de Bolsas (como o CNPq) solicitarem a obrigatoriedade destes eventos, para a divulgação de trabalhos e avaliação dos bolsistas. A sua primeira edição foi realizada na UFMA em 1988, e, ao longo desses 31 anos, foram apresentados 5.534 trabalhos em diversas áreas.

Já o Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação teve sua primeira edição em 2008 e, até o ano passado, era realizado em conjunto com a Semana de Empreendedorismo da UFMA. Ao longo de suas edições, o SEMITI já contou com a participação de mais de 300 estudantes e professores da UFMA, com o objetivo de divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos na instituição.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: YouTube Ageufma
Texto: Daphne Ramos e Hugo Rayol - AGEUFMA
Última alteração em: 14/12/2020 17:02