Começam hoje as inscrições para o segundo Selidime

publicado: 05/09/2022 09h33, última modificação: 09/09/2022 21h02
O Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação está na sua segunda versão; o evento é totalmente remoto e gratuito.
Começam hoje as inscrições para o segundo Selidime.jpeg

Estão abertas, de hoje até o dia 30 de setembro, as inscrições para participações no 2º Selidime – Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (Lidime), grupo fundado em 2018 na UFMA Imperatriz, com o objetivo de desenvolver pesquisas nos campos da linguística e análise do discurso, principalmente.

As inscrições podem ser feitas neste link: https://doity.com.br/ii-selidime

Este ano, o tema central do evento é: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". De acordo com o material promocional do evento, “A proposta é discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação”.

As inscrições serão gratuitas, e podem se inscrever professores, pesquisadores, discentes da graduação e pós-graduação que tenham pesquisas ou interesse em estudar o campo do discurso. “A função do evento é ser, ao mesmo tempo, uma vitrine de apresentação de estudos discursivos e uma oportunidade para pessoas interessadas em estudar esse campo terem acesso a pesquisas e pesquisadores”, explica a professora Regysane Botelho, coordenadora do Grupo Lidime e uma das organizadoras do evento.

ESTRUTURA – O evento vai ser realizado de 8 a 11 de novembro, sempre das 18h às 22h, de forma remota: as palestras serão transmitidas pelo Canal Oficial da UFMA no Youtube; os minicursos e GTS serão efetivados em links do Google Meet.

Na noite de abertura, a conferência será feita pela professora doutora Maria Aparecida Resende Ottoni, da UFU. Ela fará uma abordagem sobre: “Um panorama das pesquisas em Análise de Discurso Crítica no Brasil”.

A segunda noite está reservada para os minicursos. Serão três ao todo: “Estado da arte como metodologia de pesquisa”, com a professora doutora Thaisa Cristina Bueno, do PPGCOM e Curso de Jornalismo da Ufma – Imperatriz; “Análise de Discurso e Literatura”, com a professora doutora Ana Carla Rio, do IFMA; e “Análise de Discurso Pecheutiana”, com o professor doutor José Antonio Vieira, da Uema e do PPGLB-UFMA.

A terceira noite abrigará os Simpósios Temáticos (GTS). É o momento em que os inscritos apresentarão seus trabalhos, numa sessão de debates coletivos. Serão quatro salas, funcionando simultaneamente. Na sala 01, coordenada pela professora mestra Ana Paula Campos Fernandes (Unipac), o tema central é “Discursos sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação”; na sala 02, coordenada pela professora doutora Luciane Cristina Eneas Lira (IFB), o tema é: “Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola”; na sala 03, coordenada pela professora doutora Maria Felícia Romeiro Mota Silva (Ufob), o tema é: “Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea”; e na sala 04, coordenada pela professora doutora Regysane Botelho Cutrim Alves (UFMA), o tema central é: “Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais”.

A quarta noite do evento, marcando seu encerramento, terá a conferência “Análise contrastiva das concepções de sentido na obra de Pêcheux e do Círculo de Bakhtin: aproximações e distanciamentos”, com a professora doutora Claudiana Nair Pothin Narzetti Costa, do Curso de Letras da Universidade do Estado do Amazonas e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (Mestrado) da UEA.

INSCRIÇÕES E CERTIFICAÇÕES – A inscrição pode ser feita em três modalidades: inscrição como ouvinte, até 07 de novembro de 2022 (100 vagas); inscrição com participação em minicurso, até dia 1º de novembro de 2022 (40 vagas cada); inscrição com apresentação de trabalho, 30 de setembro 2022 (até 15 trabalhos por Simpósio Temático).

Todas as participações terão certificação, com os certificados entregues em PDF, via e-mail dos participantes, logo após o evento.

ORGANIZAÇÃO – O 2º. Selidime tem como equipe de organização: Profa Dra Regysane Botelho Cutrim Alves (Coordenadora - UFMA); Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos (vice-coordenador - UFMA); Profa. Dra. Camila Rodrigues Viana (UFMA); Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC); Rian Lucas da Silva (IFPB); Aurineide de Aguiar Silva Argel (PPGFOPRED-UFMA); Emanuelly Vitória Tavares Souza (UFG); Marina Ibarra Marques (UFG).

SOBRE O LIDIME - O grupo Lidime foi criado em 2018 com o objetivo de desenvolver pesquisas de bases linguísticas que discutam questões da realidade social, principalmente pela abordagem discursiva nas interfaces que podem ser estabelecidas entre Discurso, Mídia e Educação.

Para tanto, explora e discute os aportes teóricos e metodológicos tanto da Análise de Discurso de linha francesa quanto da Análise de Discurso Crítica.

Hoje, o grupo está ligado ao Curso de Letras da UFMA em São Luís, mas desenvolve seus projetos em parceria principalmente com os Cursos de Jornalismo e Pedagogia do CCim – UFMA Imperatriz

Desenvolve suas atividades dentro de duas grandes linhas de pesquisa: Linha 01 - Linguagem, discurso e produção de sentido na perspectiva da AD Francesa; Linha 02 - Linguagem, discurso e produção de sentido na perspectiva da Análise de Discurso Crítica.

Por: DCom