Começa, nessa sexta-feira, 3, o I Seminário de Psicologia Face às Emergências Subjetivas nos Contextos de Saúde

publicado: 03/12/2021 09h31, última modificação: 04/12/2021 14h13

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Coordenação da Residência em Área Profissional de Saúde e com apoio do Hospital Universitário (HU-UFMA), realiza, nesta sexta, 3, e no sábado, 4, o I Seminário de Psicologia. O evento ocorre de forma virtual por meio do Canal Institucional da UFMA no Youtube, totalmente gratuito e com direito a certificação. O seminário tem como programação mesas-redondas e conferências.

O objetivo do evento é contribuir para a qualificação profissional por meio da ampliação do diálogo sobre a prática do psicólogo hospitalar diante das emergências subjetivas nos contextos de saúde. Além disso, o seminário abordará temáticas acerca da atuação do psicólogo em serviços de pronto atendimento e pronto-socorro, além da prática dos primeiros cuidados psicológicos e o diálogo entre psicologia e psiquiatria diante de emergências no hospital geral.

Para o psicólogo residente em clínica médica e cirúrgica e organizador do evento, Marcos Abraão Borges Santos, a expectativa para o seminário é das melhores, e espera que essa oportunidade sirva para ampliar os diálogos.

“A residência é um espaço de formação em que, por vezes, encontramos questões que, pelo contexto do Hospital Universitário e seu funcionamento, às vezes não temos contatos com outras especificidades do psicólogo no contexto hospitalar, e o evento vem para ampliar essas experiências que temos como residentes e psicólogos, possibilitando trocar esses conhecimentos que vão além do que é vivenciado no hospital”, comentou.

A professora Christiana Leal Salgado, também integrante da comissão organizadora, explicou que a ideia do evento surgiu dos residentes e além disso, vai servir como forma de ajudar na continuação da tutoria e preceptoria. “Temos uma temática importante para dialogarmos e refletirmos, que são as emergências subjetivas nos contextos de saúde e palestrantes que contribuirão de forma expressiva para esse momento dialógico proposto”, detalhou.

Além da professora Christiana Leal Salgado, o evento também é organizado pela docente Patrícia Maria Abreu Machado e pelas psicólogas residentes Jamille Fontes Leite Botelho e Nádia Caroline Santos Brito. As inscrições do I Seminário em Psicologia vão até sábado, 4, e podem ser realizadas por meio do SIGEventos.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes