Notícias

Começa na terça-feira, 16, a X Jornada Internacional de Políticas Públicas

publicado: 12/11/2021 13h12, última modificação: 12/11/2021 13h12
Começa na terça-feira, 16, a X Jornada Internacional de Políticas Públicas.jpg

Terá início nessa terça-feira, 16, a décima edição da Jornada Internacional de Políticas Públicas da UFMA, JOINPP. Organizada pelo Programa de Políticas Públicas da UFMA, uns dos três melhores programas de pós-graduação (mestrado/doutorado) do país – avaliado com o conceito 6 pela CAPES (qualidade internacional) –, a X JOINPP terá uma vasta programação de debates em torno do tema “Trabalho alienado, destruição da natureza e crise de hegemonia: consciência de classe e lutas sociais na superação da barbárie”.

A programação da X JOINPP contará com uma conferência de abertura, duas mesas redondas, três sessões simultâneas com 38 mesas temáticas coordenadas, três sessões simultâneas com apresentação de 860 de trabalhos em comunicações orais, divididas em 14 eixos temáticos, uma sessão de lançamento de 24 livros e uma conferência de encerramento. As conferências e mesas redondas serão transmitidas pelo canal Políticas Públicas UFMA, no YouTube. As mesas coordenadas e as comunicações orais serão realizadas via plataforma Zoom, em 40 salas simultâneas de reunião, que contarão com o apoio de 59 monitores e monitoras.

A cerimônia de abertura ocorrerá às 8h30, com a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado, da coordenadora do PPGPP, Maria Eunice Ferreira Damasceno e de representações da coordenação geral da jornada, do Governo do Estado, da FAPEMA, da APRUMA e de organizações da sociedade civil. Entre os conferencistas convidados estão Michael Lowy (Brasil/França), Olga Fernandez Ríos (Cuba), Almerindo Afonso, Luísa Desmet e Paula Sequeiros (Portugal), Pierre Cours-Salies (França), Fabio Frosini (Itália), Diana Fuentes e Denih Martinez (México), Silvia Soto (Argentina), Sandra Iturrieta (Chile), além de diversos palestrantes das universidades brasileiras.

“Chegamos à reta final da jornada. Estamos convictos de que, mesmo nesse sistema remoto que a pandemia nos obrigou a adaptar, conseguiremos realizar uma JOINPP com extrema qualidade e ricos debates. Nesse momento de resistência, é salutar que realizemos esse encontro da pesquisa das políticas públicas, o qual todos poderão acompanhar pelo canal Políticas Públicas UFMA, no YouTube”, convida José Ribamar Sá, da coordenação geral da X JOINPP.

A X JOINPP ocorrerá de 16 a 19 de novembro. Os interessados poderão acompanhar a programação pelo canal Políticas Públicas UFMA, no YouTube e, também, pelo perfil da JOINPP no Facebook. Todos os detalhes da jornada também estão disponíveis no Instagram da JOINPP e no Blog da JOINPP, acessível em http://www.joinpp.ufma.br/site/.

Por: Violeta Ferraz - JOINPP

registrado em: