Notícias
Com um investimento total de R$ 10 milhões, Fapema vai financiar projetos inovadores alinhados ao Plano Maranhão 2050
Lançado em dezembro, o edital Plano Maranhão 2050: Soluções Inovadoras é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de produtos, ferramentas tecnológicas, serviços e metodologias inovadoras para o alcance dos objetivos do Plano Maranhão 2050.
Por meio do edital, será investido um total de R$ 10 milhões em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a inovação no estado, alinhando ciência, tecnologia e inovação às metas de longo prazo para a transformação socioeconômica maranhense. Vinte por cento dos recursos são destinados a projetos de proponentes de instituições sediadas no interior do estado.
“O direcionamento do edital para as metas do Maranhão 2050 é importante para que os grupos de pesquisa se agreguem em torno de demandas específicas para os problemas do nosso estado”, destacou Flávia Nascimento, pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma).
Ainda segundo a pró-reitora, “a UFMA concentra a maior capacidade produtiva em relação à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão, com plena competência para formar recursos humanos e realizar pesquisas de alto impacto e inserção social”.
O público-alvo do edital são professores e pesquisadores, com vínculo efetivo em instituições de ensino de nível médio, técnico, tecnológico, superior e/ou de pesquisa, paraestatais, fundações e vinculados a instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) — públicas ou privadas — sediadas no Maranhão. Os proponentes dos projetos devem ter mestrado ou doutorado; e poderão ser inseridos pesquisadores nas modalidades mestrado e doutorado no país, de apoio técnico institucional e de iniciação científica.
Os temas das propostas devem atender aos seguintes eixos do edital: 1. Educação, Identidade e Cultura Transformadoras e Estruturantes; 2. Economia Próspera e Inclusiva; 3. Meio Ambiente Valorizado e Resiliente; 4. Sociedade Saudável Segura e Justa; 5. Governança Efetiva Conectada e Inovadora. Será aceita uma proposta por coordenador/proponente.
A chamada já está disponível no site da Fapema (www.fapema.br/edital-fapema), e a submissão de propostas pode ser feita até dia 6 de fevereiro de 2025.
A AGEUFMA está à disposição para auxiliar em quaisquer dúvidas na construção das propostas e submissão. Para Flávia Nascimento, é “importante que os pesquisadores da UFMA se atentem ao edital, seus prazos e exigências. Estamos torcendo para que a UFMA tenha alto índice de aprovação neste e em outros editais disponíveis”.
Confira o cronograma abaixo

Plano Maranhão 2050
O Plano Maranhão 2050 é o 1º Plano Estratégico de Longo Prazo do Estado do Maranhão. O Plano tem por propósito definir e institucionalizar estratégias que induzam ao desenvolvimento socioeconômico integrado e reduzam as desigualdades sociais e regionais no Maranhão.
A meta do Plano Maranhão 2050 tem a seguinte visão de futuro: “que, até 2050, o Maranhão cresça o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), reduza pela metade a atual taxa de pobreza e aumente sua participação no Produto Interno Bruto (PIB)
Por: Ingrid Trindade com informações do Governo do Estado do Maranhão
Revisão: Jáder Cavalcante