Notícias

Com pesquisas de alto impacto, UFMA se posiciona em 18° lugar entre 142 instituições brasileiras avaliadas pelo Nature Index

publicado: 29/05/2025 11h40, última modificação: 30/05/2025 09h24
Com pesquisas de alto impacto, UFMA se posiciona em 18° lugar entre 142 instituições brasileiras avaliadas pelo Nature Index

Consolidando-se como uma instituição de referência na área da pesquisa, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está posicionada em 18° lugar entre as 142 instituições brasileiras avaliadas pelo Nature Index. O Nature Index é um sistema de ranqueamento que mede a produção científica de instituições e países com base em artigos publicados em um grupo seleto de revistas científicas de alta qualidade.

São cerca de 82 periódicos nas áreas de ciências naturais e da saúde, como Science, Cell, Nature Genetics, entre outras. O grupo Nature seleciona revistas científicas consideradas de alto impacto e relevantes nas ciências naturais e da vida. O ranking mostra quem mais contribui com pesquisa científica de ponta no mundo.

“Este ranking leva em consideração tanto o número de artigos publicados nas revistas do grupo Nature quanto o número de autores da UFMA que publicaram nessas revistas. Isso indica que os pesquisadores da UFMA estão publicando cada vez mais em revistas internacionais de alto impacto. Esse efeito deve-se a vários fatores, entre os quais: o aumento do número de doutorados na UFMA, o que tem gerado teses de alto impacto sendo publicadas nas melhores revistas do mundo; o incentivo financeiro para pagamento de taxas associadas à publicação de artigos científicos que tem sido dado pela Capes, pela Fapema e pela própria UFMA por meio de chamadas internas do Proquali; o incentivo constante para a internacionalização dos programas de pós-graduação por meio de acordos de cooperação, atração de professores visitantes e pós-doutorandos estrangeiros, bem como a ida de professores para pós-doutorado no exterior”, salienta a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA, Flávia Nascimento.

As contribuições da UFMA se destacam na área da Física. Ao aplicar o filtro de seleção por "Physical Sciences", a Universidade aparece na 10ª colocação. A pontuação atribuída a cada artigo leva em conta a proporção de autores vinculados à UFMA em relação ao total de coautores. Como os 12 artigos da UFMA contabilizados na área de Física têm, em sua maioria, um número reduzido de autores — sendo que dois deles contam exclusivamente com autores da UFMA —, o fator de classificação resultante (4,75) foi superior ao de outras instituições que, embora tenham mais artigos selecionados, apresentam menor representatividade proporcional de seus pesquisadores nos trabalhos.

A posição reflete um longo trabalho da instituição, que busca priorizar o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade com iniciativas que valorizam e estimulam os pesquisadores da UFMA. Com 78 cursos de programas de pós-graduação, distribuídos em modalidades de scricto sensu e lato sensu, a Universidade tem alcançado, gradativamente, lugares de referência.

A pró-reitora da AGEUFMA frisa o esforço empreendido tanto pela instituição como também pelos pesquisadores. “O resultado é fruto de ações continuadas feitas pelos pesquisadores, por agências de fomento e pela UFMA. Incentivo constante e previsível em educação, ciência e desenvolvimento tecnológicos precisam ser constantes, assim colhemos os frutos. Parabéns aos pesquisadores e às pesquisadoras da UFMA por essa grande conquista. Estamos todos muito felizes!!! Sempre mais pesquisa! Sempre mais inovação! Sempre mais UFMA!!”, externa.

Como funciona a análise

O índice rastreia os autores e suas afiliações institucionais — universidades e centros de pesquisa, por exemplo — nos artigos publicados nessas revistas.

A partir disso, o Nature Index usa duas métricas principais para medir a contribuição de uma instituição ou país: count – número total de artigos em que ao menos um autor é afiliado à instituição; e share – é um número fracionado que mede a porcentagem da contribuição de uma instituição em um artigo, considerando o total de coautores e as instituições envolvidas.

Os dados coletados são atualizados anualmente. De acordo com o Nature Index, é rastreada uma pequena proporção do número total de artigos de pesquisa publicados. São diversos fatores que determinam a produção no Nature Index, o tamanho e especialidades de pesquisas da instituição são alguns deles.

Para saber mais, acesse o site do Nature Index.

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: