Notícias
Com participação de docente da UFMA, curso “International Spring School in Marine Science” abordará o impacto dos plásticos nos ecossistemas marinhos
Será ministrado, durante os dias 21 e 22 de novembro, o curso “International Spring School in Marine Science” (Inspire), parte da “5th Fortaleza Austral Spring School”, com o objetivo de compreender os impactos da poluição nos ecossistemas marinhos e comunidades costeiras. Ele será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com participação de programas de pós-graduação do Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco, entre eles o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da UFMA. O curso é de formação internacional e gratuito, e ocorrerá de modo híbrido.
O docente do curso de Oceanografia e do PPGBC do Câmpus São Luís Jorge Luiz Silva Nunes afirma que vários locais do planeta têm apresentado problemas na gestão de resíduos sólidos, principalmente em ambientes aquáticos, e isso causa um evento em série por conta de esses resíduos – dos menores aos maiores tamanhos – conterem plásticos que influenciam negativamente vários organismos, incluindo os seres humanos. “As pequenas quantidades de óleo e graxa que são resultantes de um complexo tráfego de navios e operações marítimas também terão um painel de discussões e apresentações de resultados com especialistas de vários países”, completou.
O Inspire também fornecerá práticas e metodologias para o desenvolvimento de pesquisas que podem colaborar para quantificar e avaliar o nível de poluição como resposta a incidentes e desastres. No primeiro dia, será abordada a temática “Destino e Impacto dos Plásticos nos Ecossistemas Marinhos. Da terra ao mar”; e, no segundo dia, “Investigação de Derramamentos de Petróleo e Impactos nos Ecossistemas Marinhos”.
O evento também terá enfoque na internacionalização das atividades científicas de todas as instituições participantes e promotoras. A programação contará com sessões on-line, abertas ao público em geral e com tradução simultânea, nas quais pesquisadores internacionais na área da poluição marinha farão apresentações sobre a temática, além de um evento paralelo com apresentações orais de estudantes do PPGCMT e dos programas parceiros, atividades de campo e práticas de laboratório.
Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação; profissionais marítimos e os da indústria do plástico e do petróleo; pesquisadores seniores interessados em atualizações; gestores jurídicos; formuladores de políticas; representantes de organizações não governamentais e entidades sociais; administradores e servidores públicos envolvidos com a agenda do meio ambiente marinho e demais interessados no tema.
As inscrições estão abertas no site do evento
Por: Layane Garcêz
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante