Notícias

Com homenagens ao ator Silvero Pereira e à cineasta maranhense Tássia Dhur, inicia-se, nessa quarta-feira, 30, a 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema

publicado: 29/07/2025 15h05, última modificação: 29/07/2025 16h26
> Com homenagens ao ator Silvero Pereira e à cineasta maranhense Tássia Dhur, inicia-se, nesta quarta-feira, 30, a 48ª do Festival Guarnicê de Cinema

Em sua 48° edição, nessa quarta-feira, 30, será realizada a abertura oficial do Festival Guarnicê de Cinema. A cerimonia ocorrerá no Auditório Terezinha Jansen, no Multicenter Sebrae, a partir das 19h. Os ingressos já estão disponíveis de forma gratuita pelo Sympla (acesse aqui)

Realizado pela Universidade Federal do Maranhão e Ministério da Cultura via Lei Paulo Gustavo, o Festival Guarnicê de Cinema conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal e Itaú. Esta edição contará com homenagens ao ator Silvero Pereira e à cineasta maranhense Tássia Dhur. Na abertura do festival, haverá a exibição do filme Uma Mulher Sem Filtro, de Arthur Fontes, com presença do diretor e do ator Samuel de Assis, além de apresentação da artista Adriana Bosaipo e da Orquestra UFMA Jazz Brasil.

De 31 de julho a 5 de agosto, as mostras competitivas nacionais e maranhenses ocupam a Sala 6 do Cinépolis no São Luís Shopping. No mesmo período, os filmes exibidos presencialmente também estarão disponíveis, com acesso gratuito, na plataforma guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê, a partir das 17h30 até às 18h do dia seguinte, contabilizando um período de 24 horas e 30 minutos de exibição on-line.

A programação paralela traz atividades para diferentes públicos. No Cine Sesc Deodoro, ocorrem sessões da Mostra Universitária, da Mostra Guarnicêzinho, da Mostra Jovem, da Mostra Cinema Não Tem Idade e da Mostra Faz Todo Sentido, voltada para pessoas com deficiência auditiva e visual. Já o encerramento e a cerimônia de premiação ocorrem no dia 6 de agosto, no Basa Clube.

Entre os destaques, estão homenagens póstumas a Cacá Diegues e aos cinquenta anos do filme Os Pregoeiros de São Luís, roda de conversa com Daniel Furlan sobre humor e democracia, lançamentos de livros e sessões especiais de filmes maranhenses e nacionais.

Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos presencialmente ou via Sympla, de acordo com cada atividade. A votação popular das mostras competitivas também ocorre on-line, por meio do site guarnice.ufma.br e do aplicativo Cine Guarnicê.

Além disso, conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa/Eduplay, do Sesc, da Fundação Sousândrade, do Canal Brasil, da Cardume, do Itaú Cultural Play. O Festival também tem apoio do São Luís Shopping, do Louvre Magazine, da Vallent Produções, da TV UFMA, da Rádio Universidade, da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Tudo Pronto Produções.

Acesse a programação completa pelo site do Guarnicê (clique aqui).

Por: Fabiana Serra - DAC

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: