Notícias

2 anos de Gestão

Com foco na eficiência e qualidade, UFMA avança com entrega de obras, manutenções estratégicas e sustentabilidade nos câmpus

publicado: 25/11/2025 16h59, última modificação: 25/11/2025 16h59
Nos últimos dois anos, a gestão tem investido uma série de ações que envolvem entrega de obras, reformas e manutenções e iniciativas de sustentabilidade
Com foco na eficiência e qualidade, UFMA avança com entrega de obras, manutenções estratégicas e sustentabilidade nos câmpus

Card: DCOM

Fortalecendo a infraestrutura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e garantindo eficiência, sustentabilidade e qualidade a toda comunidade universitária, nesses dois últimos anos a instituição tem realizado uma série de ações em todos os doze centros de ciências da UFMA.

Por meio da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA), a UFMA executou diversas melhorias que abrangem grandes obras, manutenção predial cotidiana e iniciativas voltadas à sustentabilidade. No biênio 2023-2025, a gestão assinou ordens de serviço, garantiu recursos destinados ao aprimoramento dos câmpus, entregou restaurantes universitários reformados, novos prédios, salas de aula, laboratórios nos centros acadêmicos e espaços administrativos mais qualificados, além de realizar diversas ações de segurança em seus nove câmpus.

Avanço na entrega de novas obras 

Entre as obras entregues pela gestão estão a complementação do Espaço da Ciência e do Firmamento com a construção do Planetário, a complementação da reforma e ampliação do Edifício de Enfermagem, a conclusão do Prédio de Medicina do Câmpus de Imperatriz, serviços de complementação de instalações elétricas para ar-condicionado, força e iluminação do prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e a Entrega do Teatro Luiz Pazzini, revitalizado em parceria com o IPHAN, no Centro Histórico de São Luís.

A inclusão da UFMA no Novo PAC do Governo Federal, em 2024, também trouxe recursos para dez obras voltadas ao fortalecimento da graduação. Entre os projetos com ordens de serviço já assinadas estão os novos prédios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), além do complexo ambulatorial do Hospital Universitário (HUUFMA). 

 UFMA e MEC assinam ordem de serviço para a construção do novo complexo ambulatorial do Hospital Universitário. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Em Imperatriz, foi assinada ordem de serviço para a construção de um novo prédio de salas de aula com área total de 4.287,54m², distribuída em três pavimentos. O térreo abrigará quatro salas de aula, laboratórios, setor jurídico, recepção, arquivo e área coberta para cisterna. O primeiro pavimento contará com oito salas de aula, sanitários, depósitos e copa. Já o segundo pavimento terá seis salas de aula, sala de professores com espaço de convivência e cabines de trabalho.

Para a discente do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Câmpus de Imperatriz, Ana Luiza Nogueira, a nova obra no câmpus trará uma série de benefícios para toda a comunidade universitária. “Essa  expansão do prédio é muito esperada por nós acadêmicos, e eu acho que até pelos professores e funcionários da universidade também. Ela vai trazer novas salas, novos laboratórios e mais espaço para as produções acadêmicas e científicas. Ver a universidade crescer é gratificante, significa que estamos sendo vistos e assistidos pelos órgãos competentes”, expressa. 

Assinatura da Ordem de Serviço para início das obras no Câmpus de Imperatriz.

No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), também foi assinada ordem de serviço para início da obra de construção do prédio de salas de aulas e laboratórios do centro. O novo prédio beneficiará diretamente discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação ligados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, proporcionando melhores condições para o ensino, a pesquisa e a formação em saúde.

No conjunto de obras, a UFMA e o Ministério da Educação (MEC) também assinaram a ordem de serviço para a construção do novo complexo ambulatorial do HU, além de reformas e reestruturação de outras unidades do hospital. O projeto do novo complexo ambulatorial contará com investimento inicial de R$ 699 mil.

A Universidade também se prepara para a construção da subestação de energia elétrica 69kV/13,8kV, do Câmpus São Luís. A obra atenderá a uma demanda histórica da Universidade, ampliando a capacidade energética para acompanhar o crescimento físico da instituição. A estimativa é que a subestação gere uma economia de cerca de R$ 3 milhões por ano, considerando a redução nas multas pagas à concessionária de energia e a diminuição dos custos com equipamentos danificados. 

Reformas e manutenções em todos os câmpus 

Com atenção especial às necessidades da comunidade universitária, a Universidade reformou e climatizou os restaurantes universitários, a exemplo do RU do Câmpus de Chapadinha. Além disso, foi realizada manutenção do elevador do prédio principal do câmpus, viabilizando acessibilidade para pessoas com deficiência.

Para o diretor do Câmpus de Chapadinha, Marcos Bonfim, as ações fortalecem o trabalho administrativo e permanência estudantil nos câmpus. “Os investimentos implementados nos dois anos de gestão refletem esforços para proporcionar condições adequadas de funcionamento nos câmpus do continente, assegurando que a comunidade acadêmica disponha de ambientes de trabalho qualificados e de políticas de apoio estudantil que favoreçam a permanência e a conclusão dos cursos”, salienta. 

Inauguração do Restaurante Universitário do Câmpus de Chapadinha. Foto Thyago Polary (DCOM)

Além das entregas de novos prédios e reformas, a gestão superior distribuiu mais de 800 aparelhos de ar-condicionado, reformou salas de aulas, laboratórios e auditórios, nos doze centros de ciências da UFMA, consolidando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Nos quatro centros da Cidade Universitária, 32 espaços passaram por melhorias de infraestrutura por meio de manutenções prediais. As intervenções incluíram repintura de paredes, tetos e esquadrias; reconfiguração espacial de salas de departamentos e coordenações; melhorias na rede elétrica com manutenção de quadros de distribuição e substituição de circuitos, tomadas e interruptores; instalação de novos aparelhos de ar-condicionado; substituição de luminárias e lâmpadas; além da instalação de novo mobiliário, como bancadas, mesas e armários.

Entrega de aparelhos de ar-condicionado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Para a diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA, Lindalva Maciel, as ações representam grandes avanços para a instituição. “Nós estamos vivendo uma nova fase da gestão superior, e o CCSo está muito bem estruturado conforme as demandas da modernização. A reforma em cada subunidade foi planejada junto aos coordenadores, atendendo às necessidades de cada curso: o espaço acadêmico, os laboratórios, as salas de atendimento e as salas de coordenações. Os espaços foram muito bem planejados pela equipe de arquitetura da Sinfra, em comum acordo com as chefias e com os coordenadores e coordenadoras. Foi feita uma reforma muito bem estruturada, atendendo às demandas de cada curso. O CCSo ficou muito bonito, com todas as coordenadorias muito bem estruturadas e confortáveis. Nós agradecemos muito pelo empenho e pelo cuidado da equipe da Sinfra, desde os pedreiros, carpinteiros, eletricistas e pintores até os engenheiros e arquitetos”, destaca. 

Reformas e manutenções no Centro de Ciências Sociais. 

Gestão com foco na sustentabilidade 

Outro compromisso da gestão é incentivar e entregar sustentabilidade em seus câmpus. Na área ambiental, foi implementada a Retorna Machine, que recolheu mais de 5 mil volumes de resíduos, totalizando 296 kg. Esses resultados representam uma economia estimada de 647,95 kWh de energia e 11.732,85 litros de água.

Campanhas como consumo consciente de energia, otimização e racionalização de recursos também foram desenvolvidas neste biênio.

Além disso, neste ano, a Universidade passou a integrar o Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das IES. O acordo de cooperação técnica foi assinado em junho, simbolizando a parceria entre a UFMA, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com apoio e incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

UFMA integra Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das instituições de ensino superior públicas do Maranhão. Foto: DCOM

A partir da integração no comitê, a Universidade tem realizado rodas de conversa para a construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O projeto busca estabelecer diretrizes e procedimentos para o manejo adequado de todos os resíduos gerados pelas instituições, garantindo uma gestão eficiente, segura e ambientalmente responsável em todas as etapas do processo até a destinação final.

Segundo a engenheira agrônoma da Divisão de Conservação e Meio Ambiente da UFMA, Erica Nascimento, as equipes do comitê estão ouvindo os setores para identificar os principais pontos na gestão de resíduos e, com isso, elaborar o PGRS que permitirá a destinação correta aos resíduos.“Temos passado pelos setores em busca de escutar as dificuldades e também os desafios com relação à gestão de resíduos e assim formar o nosso Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Por meio do PGRS conseguimos fazer a destinação correta dos resíduos”, frisa. 

As ações são implementadas a fim de oferecer um ambiente mais moderno e sustentável.

A gestão da UFMA trabalha continuamente para o aprimoramento da infraestrutura da Universidade, buscando proporcionar melhores condições para a comunidade acadêmica. De acordo com o superintendente de Infraestrutura, Leonardo Castro, as ações vêm modernizando gradualmente a infraestrutura, a organização e as condições de funcionamento dos câmpus da UFMA.

“As ações desenvolvidas pela SINFRA no biênio 2023-2025 têm contribuído, de forma gradual, para melhorar as condições dos espaços da UFMA. As iniciativas voltadas para a segurança ajudam a tornar os ambientes mais organizados e adequados ao dia a dia da comunidade acadêmica. No campo ambiental, a criação do Comitê Interinstitucional de Resíduos Sólidos, o trabalho para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos e a instalação da Retorna Machine representam passos importantes rumo a uma gestão mais responsável e sustentável. A renovação parcial da frota e o apoio às deslocações de estudantes, servidores e professores têm facilitado algumas atividades institucionais. Na manutenção, os reparos realizados e a instalação de novos equipamentos, como aparelhos de ar condicionado, têm melhorado o funcionamento e o conforto de diferentes espaços. As obras em execução ou planejadas procuram ampliar e adequar a infraestrutura, ainda que de forma progressiva, para atender melhor às necessidades acadêmicas e administrativas. No conjunto, essas ações buscam aprimorar as condições dos câmpus e apoiar o trabalho e a permanência da comunidade universitária”, ressalta. 

Assim, a UFMA reafirma seu compromisso em avançar em todas as suas frentes de atuação estruturais para garantir um ensino público gratuito e de qualidade.

Por: Sarah Dantas 

Fotos: DCom e SCom

registrado em: