Notícias

Com apoio da UFMA, Festival de Teatro Brincante ocorre em São Luís

publicado: 18/09/2025 13h53, última modificação: 18/09/2025 16h36
Mestrado em Artes Cênicas da UFMA realiza festival de teatro voltado à cultura popular

De 29 de outubro a 1º de novembro, São Luís recebe o BAIÔ – Festival de Teatro Brincante, uma idealização do ator pesquisador Lauande Aires em parceria com a Versobaiô, Xama Teatro e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, em formato imersivo e não competitivo, reunirá artistas, pesquisadores e brincantes para compartilhar experiências, metodologias e processos criativos que têm como ponto de partida as festas populares brasileiras. As atividades ocorrerão nos teatros Pazzini, Auditório do CCH e Xamã Teatro. 

Com programação gratuita e acessível, o festival busca fortalecer redes de grupos de teatro de estética brincante, promovendo o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural das manifestações cênicas do país. Na ocasião, serão realizadas demonstrações de processos e performances, apresentações de grupos populares maranhenses, rodas de conversas brincantes e oficinas.

Além disso, serão expandidas ações para praças públicas, salas de ensaio e barracões de grupos de cultura popular. A programação contará com três espetáculos do Maranhão, entre eles "A Carroça é Nossa" e "O Miolo da Estória" e de grupos convidados, com destaque para o grupo paulista Contadores de Mentira, que apresentará o espetáculo Cícera.

Segundo o idealizador do evento, egresso do curso de mestrado em artes cênicas da UFMA, Lauande Aires, a proposta foi construída a partir de um olhar sobre a potência criativa das manifestações culturais:

"A programação do festival, bem como suas ações formativas, foi pensada na interseção do teatro com as formas rituais espetaculares presentes nas brincadeiras. O festival se assenta na percepção das narrativas, sonoridades, visualidades e corporeidades existentes no seio das manifestações brasileiras e na pesquisa prática que busca a organização, elaboração e transposição destes elementos para a criação da cena contemporânea”, explicou. 

Já a docente do programa de pós-graduação em artes cênicas, Gisele Vasconcelos, ressalta o impacto do festival para a pesquisa e o fortalecimento da área no Maranhão:

“O mestrado em artes cênicas da UFMA tem se destacado por suas pesquisas a nível regional, investindo nos estudos das culturas populares e suas influências na criação cênica de artistas pesquisadores residentes no Maranhão. Destaco a pesquisa do Lauande Aires, que é o idealizador e coordenador do evento. Ele é egresso do curso e a pesquisa dele, tanto na graduação quanto no mestrado, foi o ator brincante nos passos do boi, investindo esforços em um estudo sobre um processo criativo alimentado pelas nossas raízes, pelas nossas culturas, pela nossa ancestralidade, pelos nossos saberes”. 

Com atividades abertas e gratuitas, o festival convida a comunidade a vivenciar a arte brincante em toda a sua pluralidade, fortalecendo o diálogo entre saberes acadêmicos e práticas populares. As inscrições para os artistas ou grupos interessados em se apresentar estão abertas até o dia 25 de setembro e podem ser feitas por meio do formulário online.

O BAIÔ- Festival de Teatro Brincante tem curadoria de Lauande Aires e Gisele Vasconcelos, produção dos grupos Versobaiô e Xama Teatro, e é realizado com recursos da LEI PAULO GUSTAVO através do EDITAL Nº 19/2024 – UGADC/SECMA - MAIS FESTIVAIS E MOSTRAS.

 

Por: Giovanna Carvalho 

registrado em: