Notícias

Com apoio da UFMA, discente do curso de Educação Física é pentacampeão no Campeonato Brasileiro Regional de Judô

publicado: 24/04/2025 11h50, última modificação: 24/04/2025 14h29
Com apoio da UFMA, discente do curso de Educação Física é pentacampeão no Campeonato Brasileiro Regional de Judô

Lucas Rios, graduando do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), somou mais uma medalha à sua vitoriosa carreira no judô. Pela quinta vez consecutiva, Lucas conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Regional, realizado nos dias 29 e 30 de março, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus.

O atleta, que agora se prepara para a seletiva do Campeonato Mundial, expressou seu sentimento com o pentacampeonato: “me sinto bastante satisfeito, não só pelo resultado, mas também com a performance que consegui nas lutas”.

“O próximo passo é ver o que pode ser melhorado e minimizar pontos fracos, pois, dentro de um pouco mais de um mês, estarei lutando a seletiva para o campeonato Mundial, que será na Alemanha”, acrescentou Lucas.

Com 509 inscritos, o Campeonato Brasileiro da Região I, que compreende os estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí e Roraima, foi disputado em cinco classes por idade: Sub-13, Sub-15, Cadete, Júnior e Sênior.

O Amazonas, estado anfitrião da competição, liderou o quadro geral de medalhas e levou 23 ouros, 16 pratas e 23 bronzes. Completando o pódio de melhores campanhas, o Piauí ficou em segundo lugar, com 53 medalhas (17 ouros, 16 pratas e 20 bronzes) e o Pará, com 42 medalhas (14 ouros, 14 pratas e 14 bronzes) garantiu o terceiro. O Maranhão alcançou a 5ª colocação com 50 medalhas (12 ouros, 16 pratas e 22 bronzes).

Apoio institucional

Entendendo a importância da prática esportiva para a construção de vínculos acadêmicos, a UFMA empreende esforços para apoiar o esporte universitário, seja disponibilizando os espaços esportivos para treinamento ou com apoio logístico aos discentes que participam de competições locais, nacionais e internacionais.

“A UFMA, por intermédio da Proaes, vem realizando ações de fomento à participação dos discentes em eventos esportivos, seja em modalidades individuais ou coletivas. Esse apoio vem por intermédio da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que é focado na atenção à saúde discente, e a Proaes entende que a atividade esportiva fortalece e estimula a permanência dos estudantes na Universidade”, explica o pró-reitor de Assistência Estudantil, Danilo Lopes.

Ao longo da carreira, Lucas Rios tem contado com o incentivo e apoio da UFMA tanto para as competições quanto para a preparação das disputas. “A UFMA me ajuda sempre com o que pode, seja com alguma estrutura da instituição, como academia, ou divulgando meus resultados como atleta. Nessa competição em específico, eles me ajudaram na compra da passagem para Manaus, o que foi muito importante pra que eu pudesse participar, visto que as despesas são muitos grandes, e não recebo incentivo financeiro nenhum no esporte”, apontou o discente.

“É importante que a Universidade faça esse tipo de apoio financeiro para que esses atletas, esses alunos, principalmente os que têm uma melhor desenvoltura nessas competições, tenham acesso a esse recurso, esse apoio financeiro, para participarem dessas atividades esportivas, tanto local, regional, nacional e até mesmo internacional”, ressaltou Danilo.

Representando a Federal do Maranhão, o multimedalhista Lucas Rios já foi tricampeão do Maranhense Universitário; campeão e duas vezes vice do Brasileiro Universitário e 3º colocado no campeonato Panamericano Universitário.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: arquivo pessoal

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: