Notícias

Com apoio da UFMA, Circuito Nacional do Setor Elétrico ocorre em São Luís nos dias 7 e 8 de maio

publicado: 24/04/2025 16h07, última modificação: 25/04/2025 16h42
Com apoio da UFMA, Circuito Nacional do Setor Elétrico ocorre em São Luís nos dias 07 e 08 de maio

Com o objetivo de debater temas relevantes para o setor elétrico, São Luís sediará, nos dias 7 e 8 de maio, a 50ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase). O evento, que conta com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será realizado no Multicenter Sebrae.

O Cinase é um evento itinerante composto por um congresso técnico e uma área de exposição dedicada a produtos e serviços voltados para o mercado de energia elétrica.

A UFMA, mantendo seu compromisso com a inovação e buscando cada vez mais aproximação da academia com o mercado, é umas das principais parceiras para a realização do evento. Discentes e docentes da instituição poderão participar gratuitamente do evento (clique aqui e saiba mais).

Durante os dois dias de programação, docentes da UFMA também ministrarão palestras e apresentarão projetos desenvolvidos na área de energia, especialmente, por meio do Instituto de Energia Elétrica (IEE).

O Cinase reunirá representantes de entidades normativas, associações, fabricantes de equipamentos, fornecedores, distribuidores e empresas que atuam no setor elétrico. A programação contará com palestras e mesas-redondas sobre temas como revisão de normas técnicas, instalações elétricas, geração e distribuição de energia. Também serão abordados tópicos emergentes, como energias renováveis, mobilidade elétrica, energias oceânicas e fluviais, entre outros desafios e inovações que marcam o cenário atual do setor.

O chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e membro do Instituto de Energia Elétrica-IEE da UFMA, Clóvis Bôsco Mendonça Oliveira, reforça a importância da participação dos alunos da área para a visão de mercado. “A participação da Universidade, em eventos de caráter de mercado, é fundamental para que possamos aproximar o que se propõe a estudar em termos de inovação com o que se demanda do mercado produtivo, uma vez que hoje o mercado do comércio tem um alto grau de competitividade, especialmente, quando se refere à produção de produtos que visam competir com mercados fora do país. Essa aproximação é importante para que o aluno possa ter uma visão que vai além do cotidiano de sala de aula, que ele está visualmente acostumado a presenciar”, salienta.

Para mais informações, acesse o site do evento. 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: