Com a presença da diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Rádio Opinião aborda o I Encontro sobre Experiências Acadêmicas, que ocorrerá em julho

publicado: 27/06/2022 12h48, última modificação: 27/06/2022 12h48

A Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED) promoverá, entre os dias 4 a 15 de julho, o I Encontro sobre Experiências Acadêmicas (EEA). O evento será realizado de forma on-line e tem como objetivo oferecer uma troca de experiência entre alunos, professores e técnicos administrativos, na intenção de aprender e divulgar ações relacionadas a produções técnicas inovadoras no campo digital. Para falar mais sobre o assunto, a diretora Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, da DTED, foi a convidada do Rádio Opinião de quinta-feira, dia 23.

Durante a entrevista, Ana Emilia frisou o papel das tecnologias como uma aliada à educação. Segundo a diretora, professores podem explorar cada mais esse recurso na intenção de criar objetos de aprendizagem para os estudantes. Da criação e utilização das tecnologias em sala de aula, os alunos ganham novas possibilidades pedagógicas no processo ensino-aprendizagem, assim como os docentes podem ser reconhecidos por suas produções técnicas, reconhecimento este que pode ser incluído no currículo do professor.

Por este cenário de importância na exploração das tecnologias na rotina dos educadores, processo que foi acelerado com a pandemia, o I Encontro sobre Experiências Acadêmicas oferecerá uma série de capacitações gratuitas para a comunidade acadêmica da UFMA e de outras instituições ensino. Serão realizados treinamentos para criação e desenvolvimento de sites, podcasts, vídeos, infográficos animados, portfólios e quizzes, com a transmissão do Canal EEA UFMA no Youtube. Além da criação, a primeira edição do EEA também vai apresentar as plataformas nacionais e internacionais que trabalham com esses novos objetos de aprendizagem.

Para a diretora, mesmo perante das dificuldades, a UFMA vêm realizado ações com o objetivo de melhorar o ensino remoto. Com palestras previstas pela manhã, tarde e noite, a realização do EAA é mais um passo que a Universidade dá no sentido de democratizar o ensino.

“Quando surgiu a pandemia, fizemos treinamentos e webinários com os professores no sentido de torná-los aptos a trabalhar nas suas atividades docentes e suas tecnologias. O nosso reitor e o pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Soares, conseguiram tablets e chips. Porém, temos que reconhecer que há um quantitativo muito grande de alunos que não possuem condições financeiras para ter computador e acesso a uma internet robusta, isso sem dúvida, é um ponto de grande dificuldade. O importante é que, com todo o esforço do nosso reitor e de sua gestão, nós conseguimos minimizar esses problemas, não eliminar, mas pelo menos, minimizar”, afirmou Ana Emilia.

Esta edição também contará com premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugar e os participantes que tiverem 70% de presença no evento receberão certificado com 45 horas. As inscrições seguem abertas até o dia 6 de julho. Para acompanhar a entrevista na íntegra, basta acessar o Canal da Universidade FM (106,9 Mhz).

Confira a entrevista:

Por: João Meireles