Com a participação da UFMA, observatório internacional promove a realização do estudo “Digitalização e desenvolvimento sustentável em micro, pequenas e médias empresas”

publicado: 02/02/2022 09h57, última modificação: 03/02/2022 22h47

Atualmente, a Universidade Federal do Maranhão participa de um estudo internacional do Observatório Ibero-americano de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), intitulado “Digitalização e desenvolvimento sustentável em MSMEs”, que tem o objetivo de fornecer informações contínuas sobre as estratégias, expectativas e condições das empresas para facilitar e apoiar a tomada de decisão, principalmente nos campos econômico e estratégico.

A pesquisa desenvolveu um questionário que busca levantar o perfil do uso da digitalização e a importância dela no desenvolvimento sustentável. Qualquer empresa pode participar, e as informações servirão para o planejamento de estratégias futuras para a gestão das empresas e para o estabelecimento de políticas públicas, em que o foco deste ano é a digitalização e o desenvolvimento sustentável.

A divulgação da pesquisa ocorrerá por meio das redes sociais, principalmente de forma direta com as empresas, que estão cadastradas em algum grupo como a Associação Comercial, junto ao Sebrae e o Senai, entre outras. Cada instituição participante tem uma meta de questionários, e são feitas reuniões periódicas para acompanhar a divulgação e o retorno dos questionários no sistema de base de dados.

O questionário leva de 10 a 12 minutos e pode ser acessado de forma on-line por qualquer empresa, gratuitamente. “Com base nos dados, teremos condições de conhecer melhor o perfil das micro, pequenas e médias empresas, e assim criar produtos ou serviços que atendam aos problemas levantados ou as necessidades apontadas. Como temos apoio de instituições de associação comercial, secretaria de indústria e comércio, esse mapeamento também poderá apoiar políticas de apoio de alcance estadual. Além de poder comparar com outras regiões e países e buscar boas práticas”, comentou Amanda Aboud, representante da UFMA no observatório — sendo docente do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração — e coordenadora local da pesquisa.

Sobre o Observatório Ibero-americano de micro, pequenas e médias empresas

O observatório foi originalmente criado pela Rede Universitária Ibero-americana de Criação de Negócios e Empreendedorismo (Motiva), a Rede de Empreendedorismo Universitário da Associação Colombiana de Universidade (Reune-Ascun), Conselho Latino-Americano de Escolas de Gestão (RLIE da Cladea) e a Fundação para Análise Estratégica e Desenvolvimento de MPMEs (FAEDPYME).

É uma organização internacional criada na Espanha e depois agregada a outras redes e instituições como Universidade Paulista (Unip), Fundação Dom Cabral (FDC), Universidade da Amazônia (Unama), entre outras, e empresas que pesquisam sobre as micro, pequenas e médias empresas. Em 2021, tomaram como tema a influência da covid-19 na operação das organizações, com mais de nove mil empresas pesquisadas. Esse é o segundo ano da pesquisa global.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Marcos Paulo Albuquerque