Notícias

Com 2.002 concluintes avaliados, alunos da UFMA concluem ciclo de provas do Enade 2025

publicado: 24/11/2025 15h43, última modificação: 24/11/2025 15h49
Com 2.002 concluintes avaliados, alunos da UFMA concluem ciclo de provas do Enade 2025

Na ocasião, a UFMA realizou entrega de kits para os estudantes que fizeram a prova. Foto: Sarah Dantas (DCOM)

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) encerrou, neste domingo, 23 de novembro, a participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, edição que ocorreu em três domingos e avaliou concluintes dos cursos de Medicina, licenciaturas e bacharelados. A instituição mobilizou equipes ao longo de todas as etapas para garantir acolhimento, organização e orientação aos discentes.

Instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade é o principal instrumento de avaliação do ensino superior no país, medindo conhecimentos, competências e habilidades previstas nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, que são essenciais para a formação profissional e a atualização em relação ao contexto nacional e global. No total, 2.002 concluintes da UFMA participaram do ciclo avaliativo deste ano.

No último domingo de aplicação das provas, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho destacou a relevância da presença institucional durante a prova. "É importante que a universidade esteja sempre presente, acompanhando de perto os nossos alunos nesse exame, que é de fundamental importância tanto para eles quanto para a avaliação da nossa instituição”, ressaltou.

Antes do início das provas a UFMA esteve presente nos local, oferecendo suporte aos estudantes por meio da distribuição de água e kits. Foto: Sarah Dantas (DCOM)

O pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, também reforçou o compromisso da universidade com a formação dos discentes. “Mais um ano nós estamos aqui acolhendo os nossos alunos, apoiando eles na realização do Enade em 2025, na expectativa de que possam ter um bom desempenho, já que o Enade é componente curricular obrigatório de todos os nossos cursos de graduação. Acreditamos que, ao longo de cada curso, eles receberam todas as condições para que possam hoje fazer uma boa prova. Nós estamos aqui para desejar a todos eles boa sorte”, expressou.

Apoio Institucional

Durante 2025, os cursos da UFMA desenvolveram diversas ações preparatórias, incluindo aulas, revisões temáticas, conteúdos orientados e atividades formativas voltadas aos concluintes. Para muitos discentes, esse apoio fez diferença no desempenho e na segurança no momento da prova, como evidencia o participante do curso de Administração da UFMA, Lucas da Conceição.

“A UFMA veio orientando quanto aos estudos, o que costuma cair desde o início do ano, alertando a gente para já ir pensando mais em alguns temas. E nessa reta final aqui, antes da prova em si, foi feito vários preparos, aulas online, presenciais, tudo com o intuito de deixar a gente mais preparado para essa prova”, afirmou.

Além da preparação para o Enade, a gestão, os diretores e os coordenadores da UFMA também ofereceram suporte logístico para os estudantes. Foto: Sarah Dantas (DCOM)

Já a discente de Ciências Econômicas, Dheyce Damaris, reforçou a tranquilidade que sentiu durante o processo. “A UFMA deu todo o suporte para a gente. E eu acredito que vai ter um bom desempenho no nosso curso. Porque é um curso bem avaliado. Estou na expectativa e boa de fazer uma boa prova”.

Para o curso de Comunicação Social - Jornalismo, a professora Raquel de Castro explicou como foi o processo para a preparação dos discentes.  No curso de jornalismo fizemos revisão dos temas. Embora a gente saiba e tenha consciência que isso tenha sido feito ao longo dos quatro anos, tivemos conversas e reunião de todos os eixos formativos. Nesse último mês em especial, tivemos uma formação mais específica para esses alunos. Fizemos três aulões de revisão, reunião de orientação de como é a prova, de leitura de edital e de orientação. Tudo isso é uma parte de se vincular com o aluno para ele entender que a universidade depende dele e ele depende da universidade nesse momento”, frisou.

No curso de Design, o professor Bruno Serviliano detalhou como foram trabalhados os conteúdos recorrentes e reforçou a expectativa de manter o conceito elevado do curso. “Fizemos aula de reforço, identificamos as questões mais frequentes, realizamos aula temática, história do design, história da arte, sustentabilidade, branding, marcas, enfim. Selecionamos os professores, orientamos os alunos sobre as questões e organizamos dias aulas de reforço e preparação para os estudantes”, declarou.

Nesse domingo, 23, mais de 600 alunos da UFMA realizam a prova do Enade 2025. Foto: Sarah Dantas (DCOM)

As etapas do Enade 2025

O ciclo avaliativo de 2025 iniciou-se no dia 18 de outubro, com a aplicação do ENAMED, correspondente ao Enade dos concluintes de Medicina, realizado nos Câmpus de São Luís, Imperatriz e Pinheiro, reunindo 241 participantes. Em seguida, no dia 26 de outubro, foi realizada a Prova Nacional Discente (PND), prova equivalente para os cursos de licenciatura, com participação de 1.135 concluintes dos Campus de São Luís, Codó, Bacabal, Imperatriz, Chapadinha e da modalidade EaD.

Encerrando o ciclo, no dia 23 de novembro, ocorreu o exame para os bacharelados, contemplando os cursos de Administração, Administração EaD, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Design, Direito e Psicologia, com 626 discentes participantes de São Luís, Imperatriz e da EaD.

Novo formato do Enade

Em 2025, o Enade se destacou pelo formato aplicado em três domingos, formato que será utilizado para os próximos anos.

Ao longo do processo, a UFMA se manteve presente nos locais de aplicação, oferecendo suporte direto aos estudantes e garantindo a condução adequada do exame.

Por: Giovanna Carvalho

Produção e fotos: Sarah Dantas

registrado em: